ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Juína terá centro de referência no combate a Tuberculose, Hanseníase e Diabetes

Data: Segunda-feira, 24/03/2014 00:00
Fonte: Da Assessoria


O médico clínico geral, membro da comissão de saúde do município de Juína, Emilio Pópulo, confirmou durante entrevista coletiva, que em 15 dias será implantado um centro de referencia de combate a Tuberculose, Hanseníase e Diabetes no município de Juína-MT.

 

A tuberculose que é uma doença transmitida quando há um aglomerado de pessoas como, por exemplo, em aldeias indígenas, será prioridade da secretaria municipal de saúde, assim como a hanseníase e tuberculose.

 

- Nós vamos ter agora o centro de referência de tuberculose e hanseníase  que em 15 dias estará funcionando em Juína. Será muito bom para a população de Juína principalmente no acompanhamento, porque hoje a tuberculose e a hanseníase, não é mais uma doença. A população tem que aprender a conviver com soros positivos e outros. Tuberculose é uma doença simples, tratável, tratou três ou quatro dias já pode está no meio da população- explicou Emilio.

 

Emilio alertou a população quanto aos sintomas da doença. Quem tem tuberculose, uma semana, 30 dias e 60 dias emagrecendo, sudorese noturna, perda de peso, tosse com sangue, procure os postos de saúde de referência, procure o hospital ou me procure, para tratar a tuberculose que hoje tem cura, frisou.

 

Outro centro que também funcionará é para combate ao diabetes, segundo Emilio, estes funcionarão no prédio da antiga farmácia básica.

 

- Vamos ter uma equipe completa com médicos especialistas e enfermeiros para o combate a essas doenças- pontuou.

 

Um paciente com tuberculose e hanseníase em uma casa, transmite para o restante da família, a orientação é que quem tiver suspeita ou tenha os sintomas alertados na matéria que um PSF do seu bairro, porque as vezes os sintomas pode não ser uma gripe, e se caso for tuberculose e for tratado no começo não ficará sequelas no pulmão.

 

Os sintomas da hanseníase incluem:- Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

 

Principais sintomas do diabetes tipo 1:

 

Vontade de urinar diversas vezes, fome frequente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor náusea e vômito.

 

Principais sintomas do diabetes tipo 2:

 

Infecções frequentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés e furúnculos.