ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Governo Federal deve fazer repasse para cidades de Mato Grosso

Segundo Associação Mato-Grossense dos Municípios prejuízo estimado é de R$ 15 milhões.

Data: Domingo, 23/03/2014 00:00
Fonte: DIÁRIO DE CUIABA

 

O governo federal deve liberar na próxima semana um aporte financeiro às cidades de Mato Grosso que vêm enfrentando problemas de infraestrutura devido às fortes chuvas nos últimos dias. 



Apesar disso, das mais de 20 cidades que decretaram situação emergência no Estado, os decretos de apenas nove delas foram reconhecidos pela União na semana passada. 



O prejuízo estimado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) é de R$ 15 milhões. A garantia de liberação desta verba foi dada pelo ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, que se reuniu com 21 prefeitos do Estado na quinta-feira (20). 



Os recursos devem ser usados para a locação de maquinários, aquisição de combustível e de cestas básicas que devem ser distribuídas às famílias desabrigadas. 



Para receber a verba, as prefeituras devem abrir uma nova conta bancária. O montante a ser repassado, no entanto, ainda não foi divulgado. O governo federal deve levar em consideração a situação de cada cidade afetada. 



Os prefeitos também precisam ficar atentos às exigências da União para receber o repasse. É preciso uma série de documentos, além da prestação de contas do que foi feito com os recursos. 



Nesta semana, a União reconheceu que Barra do Bugres, Confresa, Ipiranga do Norte, Matupá, Mirassol D’Oeste, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Pontal do Araguaia e Sorriso estão em situação de emergência.



Outros municípios, entretanto, também enfrentam problemas por conta das chuvas. Seus prefeitos precisam elaborar um plano de ações e protocolar junto ao governo federal para também terem direito à liberação de recurso a serem investidos em obras como a reconstrução de pontes, bueiros e galerias. 



Segundo a AMM, há comunidades isoladas e, em várias localidades, o transporte escolar e o escoamento da safra estão prejudicados. 



Ainda de acordo com a associação, pelo menos, 41 municípios foram atingidos pelas chuvas. Desses, 27 tiveram a situação de emergência reconhecida pelo governo do Estado. 



Ao longo da BR-163, por exemplo, as cidades mais afetadas são Terra Nova do Norte, Guarantã do Norte e Peixoto de Azevedo. 



De acordo com o superintendente da Defesa Civil do Estado de Mato Grosso, coronel Sérgio Roberto Delamônica, os prefeitos destes municípios tem recebido orientação técnica do órgão como para retirada de pessoas das áreas de risco.