ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

PM ocupa favelas para chegada da Força Nacional

Presença maior é reação policial à série de ataques coordenados às UPPs

Data: Domingo, 23/03/2014 00:00
Fonte: OTempo

Após a série de ataques coordenados contra as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), a Polícia Militar do Rio de Janeiro iniciou uma ocupação em favelas cariocas que ainda não possuem essas unidades. O objetivo das ações, de caráter contínuo, é preparar as regiões para a entrada de tropas federais, conforme acordo entre o governador Sérgio Cabral (PMDB) e a presidente Dilma Rousseff, selado anteontem em Brasília.


A principal operação foi no complexo da Maré (zona Norte), onde ao menos 120 homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) entraram na madrugada deste sábado para apreender armas e drogas em Nova Holanda e Parque União. Segundo informações da Polícia Federal, traficantes do Comando Vermelho e do Primeiro Comando da Capital (PCC) reúnem-se toda semana nas duas favelas.


Estratégia. O governo do Rio deve propor amanhã – quando chegam à cidade o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) e o chefe de Estado Maior das Forças Armadas, general José Carlos de Nardi – que as tropas federais ocupem o complexo da Maré. A área ainda não tem UPP e é considerada estratégica por estar junto às linhas Amarela e Vermelha e à avenida Brasil, principais acessos ao centro do Rio. “Até o momento fizemos algumas apreensões e prisões, o clima da ocupação é tranquilo”, disse o coronel Olaviano, comandante do Bope, que estava na Maré.


Ação. Segundo a PM, toda a tropa está de prontidão, com folgas cortadas. A tropa paraquedista, usada nas ocupações, está reunida na base para eventual atuação. Até o início da tarde de ontem, dois supostos traficantes foram mortos na favela Para Pedro (zona Norte), em confronto com a PM.


Foram apreendidos 7 kg de maconha, três de cocaína, dois fuzis, uma pistola, uma granada e uma metralhadora. PMs da UPP Mandela apreenderam um tonel com 50 l de gasolina que, segundo eles, poderiam ser usados para fazer coquetéis Molotov.


Outra ação aconteceu no morro do Juramento (zona Norte), ocupado por PMs de três batalhões desde a noite de sexta. Eles devem permanecer no local por tempo indeterminado. Ainda na madrugada desete sábado, o Batalhão de Choque realizou uma operação no morro do Chapadão, em Costa Barros (zona Norte), onde traficantes teriam se reunido no Carnaval para planejar os novos ataques a UPPs.