ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Grupo da oposição tem disputa “branca” por vaga ao Senado

PTB se aproximou do bloco oposicionista na última reunião das siglas

Data: Terça-feira, 11/03/2014 00:00
Fonte: MIDIA NEWS/ ERICKSEN VITAL

Agência Brasil

Senador Jayme Campos (DEM), pelo bloco de oposição, busca a reeleição

 

A aliança do PTB ao grupo de oposição ao Governo do Estado expôs uma disputa “branca” pela única vaga aberta ao Senado Federal nesta corrida eleitoral.


O grupo tem dois pretensos candidatos: a ex-senadora petebista Serys Slhessarenko e senador Jayme Campos (DEM), que vai buscar a reeleição em 2014. 


A candidatura de Serys é encarada como prioridade dentro do PTB, que tem manifestou recentemente apoio ao bloco liderado pelo pré-candidato, senador Pedro Taques (PDT), que será lançado ao Palácio Paiaguás no final do mês. 


Por outro lado, Jayme também tem demonstrado interesse em disputar a vaga majoritária. 


O PTB já participou da última reunião do grupo de Taques, na semana passada, e já se comprometeu em participar dos encontros que estão marcados para ocorrer nos próximos 60 dias. 


A situação ficaria ainda mais complicada caso o desejo do PDT de fechar uma composição com PR vire realidade. Isso porque, do lado republicano, existe o atual deputado federal Wellington Fagundes, que tem declarado que, desta vez, não abriria mão de lutar pelo Senado.


O anúncio oficial da adesão será feito pelo ex-prefeito Chico Galindo, presidente regional do PTB, que está em viagem, e só deve retornar nesta terça-feira (11). 


O discurso, porém, é que não existe disputa de fato, apesar discussões em prol de uma composição factível para as eleições deste ano. 


O movimento pró-Taques tem crescido e hoje conta com adesão de sete partidos (PDT, PSB, PSDB, DEM, PPS, PV e PTB), formando uma coalizão contra a grupo da situação que busca a sucessão do governador Silval Barbosa, que já tem apoio de 9 partidos (PMDB, PT, PSD, PP, PR, PC do B, Pros, PRB e PSB).