ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Veja a repercussão da morte do deputado do PSDB Sérgio Guerra

Ex-presidente nacional do PSDB morreu nesta quinta em hospital de SP. Ele fazia tratamento contra câncer de pulmão; pneumonia agravou quadro.

Data: Sexta-feira, 07/03/2014 00:00
Fonte: Do G1 São Paulo e em Brasília
 

Políticos lamentaram nesta quinta-feira (6) a morte do deputado federal Sérgio Guerra, ex-presidente nacional do PSDB. Veja o que disseram:


Aécio Neves, senador e presidente nacional do PSDB
"Com a morte de Sérgio Guerra, o Brasil perde um dos seus mais extraordinários homens públicos, e, a oposição, um dos seus principais líderes. Sérgio Guerra tinha características muito raras nos homens públicos de hoje: culto, idealista e destemido na defesa das suas posições. Perde a política brasileira e perco eu um dos mais queridos amigos que construí ao longo de toda a minha vida. Sérgio continuará sendo para nós do PSDB uma inspiração, para que aquilo que ele pensava e buscava construir, nós possamos, no futuro, construir. Uma nação mais digna, mais justa e mais próspera para todos os brasileiros. Fica, portanto, a nossa homenagem e a minha intensa saudade pela perda desse queridíssimo amigo."


Aloysio Nunes, líder do PSDB no Senado
“Um político extremamente talentoso. Poucas pessoas tinham a capacidade de analise política dele, indissociável da sua intervenção. Era um homem de análise e ação. Deixou uma lembrança muito saudosa dentro do nosso partido.”


Álvaro Dias, vice-líder do PSDB no Senado
“Ele foi um dos mais influentes lideres do PSDB nos últimos anos, principalmente no momento de escolha do candidato a presidente -  tanto do Serra quanto do Aécio agora. Ele foi papel preponderante. Demonstrou ter uma fibra de sertanejo nordestino, porque mesmo com doença grave não deixou o PSDB.”


Antonio Anastasia (PSDB), governador de Minas Gerais
"Neste momento de muito pesar para o PSDB e para a política brasileira, transmito minha solidariedade e a dos mineiros aos familiares, amigos e correligionários de Sérgio Guerra, deputado federal e ex-presidente do nosso partido. Conhecido por suas posições firmes em prol de mudanças sociais e econômicas do país, bem como do bom debate político, Guerra deixa ao estado de Pernambuco e ao Brasil um importante legado, marcado pela ética e pelo apoio a causas de grande relevância para a sociedade brasileira. Sua profícua liderança também permanecerá viva em nossa memória como um tempo de transformação e de fortalecimento da estrutura e das bandeiras do PSDB."


Antônio Imbassahy, deputado federal e líder do PSDB na Câmara
"Estamos todos muito entristecidos com o falecimento do amigo e companheiro de tantas jornadas pelo PSDB, Sérgio Guerra. Sua incansável luta contra a doença repetiu a mesma força, esperança e otimismo com os quais conduziu sua vida pública – como deputado federal, senador da República, secretário de Estado e dirigente partidário.”

 

Beto Richa (PSDB), governador do Paraná
“Recebi a triste notícia do falecimento do amigo e companheiro de partido, Sérgio Guerra. A boa política perde mais um grande guerreiro. (...)Uma data triste para o PSDB. Em 2001, neste mesmo dia, falecia Mário Covas.” (pelo Twitter).


Dilma Rousseff, presidente da República
"Foi com pesar que tomei conhecimento da morte do deputado federal Sérgio Guerra. Aos amigos e familiares, solidarizo-me neste momento de dor."


Duarte Nogueira, deputado federal e presidente do PSDB-SP
“O PSDB de São Paulo lamenta profundamente o falecimento do deputado federal Sérgio Guerra, ex-presidente nacional do partido. Companheiro fiel e dedicado, Sérgio Guerra foi um brasileiro que honrou os cargos que ocupou, um lutador incansável na construção de um país mais justo e democrático. Possuía uma visão política extraordinária e a sensibilidade social dos grandes homens públicos com a qual ajudou a consolidar o PSDB em todo o país."


Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco: “A perda de Sérgio Guerra nos entristece profundamente. Convivo com ele há mais de trinta anos, desde que, muito jovem, comecei a trabalhar com Dr. Arraes, que tinha nele um amigo e um aliado de todas as horas. Fomos colegas de secretariado duas vezes e colegas de Parlamento em três mandatos, compartilhando momentos importantes da vida brasileira, mais próximos em determinadas situações, mais afastados em outras, mas sempre mantendo a capacidade do diálogo e o desejo do entendimento que constrói dias melhores para o país e para o nosso povo."


Fernando Henrique Cardoso (PSDB), ex-presidente da República
"A vida pública brasileira acaba de perder um de seus mais competentes e dedicados personagens. Com apenas 66 anos morreu esta manhã Sérgio Guerra. Seu desempenho como secretário de estado em Pernambuco, no governo Arraes, como deputado federal e como senador mostrou qualidades de político com capacidade de analise e de articulação. No período em que, por longos anos, dirigiu o PSDB conseguiu rearticular o partido e dar-lhe enraizamento nacional. Como amigo, sempre foi atento e devotado. Em um momento no qual a vida política brasileira carece de pessoas com estas características sua perda é inestimavel. Deixo registrado meu pesar de amigo e de brasileiro. Sérgio Guerra fará muita falta."


Geraldo Alckmin (PSDB), governador de São Paulo
"Perdemos hoje uma grande liderança nacional. Deputado e senador de destaque, Sérgio Guerra dedicou sua vida à causa pública e aos brasileiros. Sentiremos muita falta de sua personalidade agregadora, de sua visão de país e de sua capacidade de dialogar com todos os segmentos da sociedade. O Brasil se despede de alguém que entendia nossa nação e que usou toda sua energia para melhorar o país."


Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD
"Lamentamos profundamente a morte do deputado Sérgio Guerra, homem público exemplar que defendeu com veemência os legítimos interesses da população de Pernambuco no Congresso Nacional e exerceu os mandatos populares que lhe foram conferidos com seriedade e dedicação. À família, parentes e amigos a nossa total solidariedade."


Henrique Eduardo Alves (PDMB-RN), presidente da Câmara dos Deputados
"É um homem público que honrava Pernambuco e Nordeste. Dedicou a sua vida à are da boa política. E o diálogo sempre foi seu caminho."


Humberto Costa, líder do PT no Senado
“Registro que, apesar de sempre termos estados em campos opostos, eu respeitava o trabalho dele. Sempre foi um bom articulador da oposição. E sempre tive uma relação de cordialidade com ele. É um político do nosso estado que se destacou na oposição.”


José Agripino Maia, líder do DEM no Senado
“O Sérgio Guerra foi uma rara inteligência a serviço das causas democráticas do Brasil. Ele era meu companheiro, presidente do PSDB e eu, líder do DEM. Tive muitos contatos com ele. Era um homem de espirito público, uma pessoa de ideais democráticos e que vai fazer falta para Pernambuco e para o país.”


José Aníbal (PSDB), secretário de Energia de SP e deputado federal licenciado
"Com a morte de Sérgio Guerra, o PSDB, Pernambuco e o Brasil perdem um político de compromisso e ação. Meus sentimentos para sua família."


José Eduardo Dutra, ex-presidente do PT
"Lamento morte do @Sergio_Guerra . Em 2010 debati várias vezes com ele na TV, sempre de forma dura, mas respeitosa. Condolências à família." (pelo Twitter)


Marconi Perillo (PSDB), governador de Goiás
“Lamento profundamente a morte do deputado Sérgio Guerra. Perdemos um excepcional homem público”, publicou também no Twitter.



Mendonça Filho, deputado (PE), líder do DEM na Câmara
“Ele foi um político pernambucano de grande expressão. Um sujeito muito inteligente que conseguiu se inserir na política nacional de forma  muito relevante, inclusive presidindo o PSDB. No espaço da oposição sempre foi um homem relevante e de grande capacidade de articulação, tanto é que coordenou as campanhas presidenciais de José Serra e Geraldo Alckmin. Para a oposição, sempre teve um peso bastante significativo.”


Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado
“No Senado, onde cumpriu com dedicação mandato entre 2003 e 2011, Sérgio Guerra se destacou pela amizade e cordialidade com os seus pares. O povo de Pernambuco e o Congresso Nacional perdem muito com a ausência de Sérgio Guerra. Eu particularmente perco um grande amigo, com quem desfrutei inúmeros momentos de fraternidade e alegria.”


Roberto Freire, deputado federal e presidente nacional do PPS
"Homem de trato gentil e cavalheiresco, há alguns anos vinha enfrentando com dignidade exemplar um câncer que, infelizmente, o venceu, o que faz com que o PSDB e a oposição no Brasil percam um de seus ilustres líderes. Nossa solidariedade aos familiares e amigos. Sentiremos sua falta."


Rui Falcão, presidente nacional do PT
"O Partido dos Trabalhadores lamenta o falecimento do deputado federal e presidente estadual do PSDB de Pernambuco, Sérgio Guerra. Com longa história em defesa da democracia, o ex-presidente nacional do PSDB foi um grande brasileiro e dedicou sua vida à construção de uma sociedade mais justa. Nesse momento de dor, estendemos nossos pêsames à sua família e aos militantes e dirigentes do PSDB."


Samuel Moreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa de SP
"Lamento, profundamente, a morte do companheiro Sérgio Guerra, presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV) e do diretório do PSDB em Pernambuco. Por seis anos, ele exerceu, com grande dedicação, habilidade e competência, a presidência nacional do partido. Faço questão de registrar o reconhecimento à sua atuação em favor das grandes causas nacionais e uma palavra de conforto à família e amigos. Guerra deixa vivo um grande exemplo de atuação política firme em defesa dos maiores interesses do Brasil."


Vanderlei Macris, deputado federal (PSDB-SP)
"É uma pena o partido perder alguém importante como Sérgio Guerra em um momento tão importante para o partido."


Xico Graziano (PSDB), ex-deputado federal e diretor do Instituto FHC
"Empresário moderno, político competente, pessoa maravilhosa. Amém."