ARIPUANÃ, Quarta-feira, 17/04/2024 -

NOTÍCIA

Polícia apreende notebooks roubados que estavam à venda em lojas de MT

Lote de computadores foi roubado por quadrilha em Goiás, no ano passado. Policiais já apreenderam 56 computadores em Várzea Grande e Cuiabá.

Data: Quinta-feira, 06/03/2014 00:00
Fonte: Denise Soares Do G1 MT

Uma rede de lojas é investigada em uma operação policial deflagrada nesta quinta-feira (6) em 18 cidades de Mato Grosso, inclusive Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital. De acordo com a Polícia Civil, o Grupo Rio Móveis é suspeito de comercializar computadores roubados no ano passado de lojas do estado de Goiás. Segundo a polícia, 22 mandados de busca e apreensão devem ser cumpridos na operação ‘QBex’. Até a manhã desta quinta-feira, 56 computadores, entre notebooks e CPUs, foram apreendidos. A direção do Grupo Rio Móveis informou que está colaborando com as investigações e que a irregularidade teria ocorrido com a empresa fornecedora dos equipamentos, com sede em São Paulo.


Os mandados de busca estão sendo cumpridos em Cuiabá, Várzea Grande, Lucas do Rio Verde, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Paranaíta, MarcelândiaItaúbaPeixoto de Azevedo,MatupáAripuanã, Juara, Contriguaçu, JuruenaSorrisoSinop e Nova Canaã do Norte, além do município de Colíder, onde fica a sede do grupo. A empresa também possui três filiais no Pará.


Conforme investigação da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), mais de 600 computadores, avaliados em R$ 1 milhão, foram roubados em Goiás e estavam sendo vendidos nas lojas mato-grossenses.

 

A direção do Grupo Rio Móveis, investigado na operação, afirmou ao G1 que todos os produtos comercializados na loja têm nota fiscal e origem de compra. Ainda, o grupo atribuiu a irregularidade ao fornecedor dos materiais, com sede em São Paulo.


O diretor do Grupo Rio Móveis, Joadilson Aquino, disse que foi pego de surpresa pela operação. "Temos esse fornecedor há cinco anos e nunca tivemos problema. Estamos colaborando de toda maneira possível. Demos toda a documentação exigida, inclusive todos os materiais e produtos que não foram recolhidos também estamos enviando para a polícia", ponderou o diretor.


Investigação
O caso foi descoberto depois que a Polícia Civil de Goiás prendeu uma quadrilha de roubos e descobriu que a mercadoria estaria sendo comercializada em Mato Grosso. Em uma unidade do grupo, na região do CPA I, na capital, os policiais apreenderam 23 notebooks e oito CPUs. Os mandados de busca foram expedidos pela Vara do Crime Organizado de Cuiabá.


Computadores roubados em Goiás eram vendidos em lojas de Mato Grosso. (Foto: Assessoria/Polícia Civil)
Computadores roubados em Goiás eram vendidos
em Mato Grosso. (Foto: Assessoria/Polícia Civil)

Já em Várzea Grande, a polícia encontrou 25 computadores que teriam sido desse lote roubado. “Os computadores não têm número de série, mas têm uma configuração exclusiva para a venda alvo do roubo em Goiás”, disse o delegado Carlos Fernando da Cunha Costa.


Ainda de acordo com o delegado, não houve pedido de prisão na operação. Porém, a polícia deve confirmar se os representantes das lojas sabiam que a carga era roubada, apesar de não ter nota fiscal dos produtos.