ARIPUANÃ, Quinta-feira, 25/04/2024 -

NOTÍCIA

Conselho de Segurança condena atentado terrorista em Kunming

Data: Segunda-feira, 03/03/2014 00:00
Fonte: CRI Online

O Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas condenou com "palavras fortes" o atentado terrorista na estação ferroviária de Kunming, sudoeste da China. Os responsáveis pelo ataque que tirou a vida a pelo menos 29 pessoas devem ser apresentados perante a justiça, reforçou o CS.


Numa declaração, a entidade expressou solidariedade e prestou as condolências aos familiares das vítimas, bem como ao povo e governo chineses.


O CS sublinhou que o terrorismo é uma das ameaças mais graves à paz e segurança internacional e que deve ser combatido.


Entretanto, o representante permanente da China na ONU, Liu Jieyi, afirmou que a China é uma vítima do terrorismo e que o atentando de Kunming revelou a crueldade dos terroristas e a sua natureza anti-social e desumana.


As condenações do Conselho de Segurança e do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, são prova de que o terrorismo é inimigo público da comunidade internacional, acrescentou Liu Jieyi, salientando que Beijing e o mundo devem trabalhar juntos na salvaguarda da paz e da estabilidade mundial.


Também a alta representante da União Europeia para a política externa, Catherine Ashton, mostrou-se preocupada com o ataque em Yunnan. Não há razões para defender ações como esta, frisou Ashton.


(tradução: Shi Liang  revisão: Catarina Domingues)