ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Termina período da Piracema em Mato Grosso; pesca está liberada

Data: Domingo, 02/03/2014 00:00
Fonte: Só Notícias/José Carlos Araújo

Fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) encerraram, ontem, o período de fiscalização da Piracema, que começou dia 5 de novembro do ano passado. Foram 116 dias que a pesca ficou proibida para que os peixes das mais diversas espécies se reproduzissem.


Conforme a regional de Sinop,  210 pessoas foram abordadas e orientadas e 18 embarcações vistoriadas. 33 autos de inspeção, 12 autos de infração, 12 termos de apreensão e dois de doações foram emitidos pelos fiscais. Na região Norte, parte das ações esteve concentradas nos rios Renato, Caiaby, Verde, Celeste, Teles Pires, córrego Índio Possesso, Ranuro e Von Den Stein.


No dia 13 deste mês, outra operação com apoio de policiais ambientais e de fiscais de Cuiabá resultou na apreensão de 6 varas de pesca com molinetes, duas balanças, redes, tarrafas, espinhéis, munições (calibres 12 e 28), 42 anzóis e uma caixa com 12 iscas artificiais, na região de Feliz Natal e Nova Ubiratã. Na semana seguinte, duas embarcações, duas espingardas de grosso calibre e mais de 150 quilos de pescados [várias espécies] foram apreendidos no rio Teles Pires.


O diretor regional em Sinop, Jurandir Taborda Ribas, disse que a secretaria deve definir nos próximos dias, data para incineração de todo material apreendido na região Norte.