ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Governador chama prefeituras e segmentos para unir esforços na organização turística

Data: Sábado, 01/03/2014 00:00
Fonte: Odocumento

O comitê receptivo para a Copa 2014 conta agora com o apoio das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande e segmentos organizados, como associações ligadas ao agronegócio, à indústria, ao comércio e também universidades. O encontro com o governador Silval Barbosa foi realizado nesta sexta-feira (28.02), no Palácio Paiaguás, e teve o objetivo de fazer um chamamento para inserir as entidades na organização do receptivo para o Mundial de futebol.


“Foi feito um chamamento para que possam nos ajudar e se sintam parte desse evento. A Copa não é do governador ou do Governo do Estado, ela deve ser boa para todos e todos devem se sentir parte desse evento”, frisou Silval Barbosa, explicando que os projetos elaborados pelos segmentos para receber os turistas serão apresentados ao comitê a fim de integrar parte da estrutura de receptividade antes e durante os jogos da Fifa em Cuiabá.


Já na reunião de chamamento, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) apresentou o projeto Mundo Mato, que será executado no período da Copa do Mundo, no Colégio Liceu Cuiabano, para mostrar ao turista, estrangeiro ou brasileiro, a relação entre a agricultura e a floresta. “É uma exposição interativa onde vamos apresentar alguns conceitos de Mato Grosso e como fazemos uma produção sustentável. As pessoas terão uma percepção de como é a produção, a floresta, a interação com os povos indígenas e a evolução da história de Mato Grosso até chegarmos a esse ponto de excelência e exemplo para o mundo”, enfatizou o presidente da Famato, Rui Prado.


Durante o encontro com o governador, o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, também falou dos projetos em andamento na administração municipal. Segundo o gestor, a prefeitura conta com um grupo de trabalho envolvendo 14 secretarias para o desenvolvimento de ações que vão desde abastecimento de água até a abertura de museus e igrejas, implantação dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) e espaço para apresentações culturais e feira gastronômica. “Serão 15 dias de intenso movimento em nossa cidade. Queremos receber bem o turista e integrá-lo à cultura cuiabana. Também teremos dias dedicados aos países que vão jogar em Cuiabá. É uma oportunidade de intercâmbio cultural e econômico para Cuiabá e Mato Grosso nos próximos anos”, disse o prefeito.


O primeiro encontro para a estruturação do comitê foi realizado na última segunda-feira (24.02), com a participação de todos os secretários de Estado. A próxima reunião, com representantes dos governos Estadual e Municipal e da sociedade organizada, está prevista para acontecer na quarta-feira (05.03), na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá. “Formamos um corpo único voltado a preparar bem a nossa cidade para receber turistas. Todos unidos para fazer da capital de Mato Grosso a melhor sede da Copa”, destacou o secretário Extraordinário da Copa do Mundo de 2014, Maurício Guimarães.