ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Aprosoja mobiliza-se para auxiliar produtores de municípios em situação de emergência

Produtores precisam lidar com problemas de grãos úmidos, solos encharcados, maquinários atolados, estradas caóticas e filas nas portas das empresas que recebem a soja

Data: Sexta-feira, 28/02/2014 00:00
Fonte: DO PORTAL DO AGRONEGÓCIO
 
 

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) está articulando junto aos Sindicatos Rurais, à Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e aos municípios para auxiliar nos procedimentos de pedidos de decretação de situação de emergência devido às chuvas concentradas dos últimos dias. Para conseguir o reconhecimento, os municípios precisam atender a alguns requisitos, como quantificar prejuízo material, econômico, social e ambiental, e encaminhar para a Defesa Civil a declaração de emergência municipal, para que estradas municipais, estaduais e federais recebam reparos o quanto antes.


Além disso, a Aprosoja orienta os produtores dos municípios que enfrentam dificuldades e, que ainda não tenham o decreto municipal de situação de emergência que procurem os delegados da entidade para avaliar e se mobilizarem sobre as atitudes a serem tomadas. Assim como, procurar a equipe técnica da associação que está disponível para orientar e auxiliar em relação aos problemas de entrega e classificação da soja nas tradings.


Para auxiliar os associados, os representantes da Aprosoja vão articular com os representantes das empresas que recebem soja uma flexibilização temporária do recebimento e na classificação, que é necessária diante do cenário caótico estadual, para continuar mantendo a boa relação comercial que beneficia todo o estado.


Municípios em estado de emergência – Segundo a Defesa Civil de Mato Grosso, até a tarde de terça-feira (25), já haviam decretado situação de emergência e dado entrada no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) os municípios de Alto Araguaia, Terra Nova do Norte, Pontal do Araguaia, Confresa, Santa Cruz do Xingu e Santa Terezinha.


Outros estão em processo, como Nova Maringá, Barra do Bugres, Brasnorte, Santo Antônio de Leverger e Porto Esperidião. Há ainda, outros municípios que estão em princípio de anormalidade como Alta Floresta, Sorriso, Juína, Colniza, Nova Bandeirantes, Juruena, Cotriguaçu, Ipiranga do Norte, Tapurah e Nova Ubiratã.


Já segundo a Divisão de Reconhecimento da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, já pediram o reconhecimento da situação de emergência a nível nacional, os seguintes municípios de Mato Grosso: Pontal do Araguaia, Terra Nova do Norte, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha e Confresa.