Uma auditoria realizada pela Prefeitura de Cuiabá em sua folha de pagamento descobriu que dois ‘defuntos’ constavam da lista de pagamentos e receberam irregularmente salários entre os anos de 2011 e 2012. O total do prejuízo causado a administração foi de R$ 14,19 mil.
O ‘erro’, segundo o controlador-geral do município Marcelo Bussiki, foi verificado após a realização do cruzamento de dados da folha de pagamento da Prefeitura de Cuiabá com a da Previdência Social.
De acordo com informações da Prefeitura, a Procuradoria-Geral do Município já está tomando as devidas providências para que os prejuízos causados ao erário público possam ser ressarcidos.
Outros quatro ex-funcionários do Executivo Municipal também estavam inseridos na folha de pagamento após o óbito. Porém, estes não receberam pagamentos devido às faltas ao trabalho e que foram descontadas do salário. Estes casos também ocorreram nos anos de 2011 e 2012.
“Hoje a Prefeitura de Cuiabá tem essa parceria com a Previdência para que possamos cruzar dados de folha de pagamento e detectar irregularidades. Todas as ocorrências foram realizadas nos anos de 2011 e 2012 e já estão na mira da Procuradoria Geral para serem sanadas. A atual administração não será conivente com nada que prejudique o erário”, ressaltou.
A auditora responsável pelo processo, Estér da Silva Corrêa, enfatiza que a partir de agora a Controladoria-Geral do Município assumirá a verificação da folha de pagamento, para evitar casos como esse.
A partir da identificação dos erros, a PGM assume o caso para tomar as medidas judiciais necessárias para conseguir reaver, junto às famílias dos funcionários falecidos, os valores que foram recebidos indevidamente.