ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Embratur repudia incentivo ao turismo sexual no Brasil

Data: Terça-feira, 25/02/2014 00:00
Fonte: Aline Valcarenghi - Repórter da Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) repudiou o vínculo da imagem do Brasil com o turismo sexual. Foi uma resposta ao lançamento de uma linha de camisetas da marca Adidas alusivas à Copa do Mundo, que apresentam imagens com apelo sexual. A Embratur quer a retirada das camisetas das lojas.


Em uma das camisetas, a Adidas expôs a figura de uma mulata ao lado da frase Looking to score, um trocadilho sobre fazer gols e pegar garotas, com a expressão em inglês usada com referência sexual. De acordo com a Embratur, a promoção turística do Brasil no exterior não faz esse tipo de referência, e tem o objetivo de mostrar um país culturalmente diverso, com roteiros turísticos, ícones patrimoniais, belezas naturais, hospitalidade e modernidade.


O presidente da Embratur, Flávio Dino, reforçou que há uma repressão ao turismo sexual. “A exploração sexual é um crime inaceitável, e não pode ser confundida de forma alguma com uma modalidade de turismo”, afirma Dino. “Queremos deixar claro aos nossos parceiros comerciais na área do turismo que o Brasil não tolera esse tipo de crime em seu território”, ressaltou.


A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, disse que é inadmissível que uma multinacional de produtos esportivos, como a Adidas, venda camisetas com imagens e frases que ligam o Brasil ao turismo sexual. Para ela, é uma ofensa ao país e às brasileiras. "Desrespeita e agride o nosso país ao repor um imaginário que tanto lutamos para sepultar definitivamente", disse.



Procurada pela Agência Brasil, a Adidas, uma das patrocinadoras da Copa do Mundo, não se manifestou sobre o assunto.