ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Lula tenta convencer Blairo Maggi a assumir candidatura ao governo de MT, em viagem a Cuba

Data: Terça-feira, 25/02/2014 00:00
Fonte: Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco/ Olhar Direto

 

Foto: Edson Rodrigues/Secom-MT

Lula tenta convencer Blairo Maggi a assumir candidatura ao governo de Mato Grosso, em viagem a Cuba

 

Por mais que tenha insistido em negar nos últimos meses, o ex-governador e senador Blairo Maggi (PR) ainda pode, sim, vir a disputar o governo de Mato Grosso, pela aliança situacionista. E quem está incumbido pela presidenta Dilma Rousseff (PT) de tentar convencê-lo a assumir a empreitada é ninguém menos que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu amigo e, por vezes, conselheiro político.


“Ele está em Cuba. Passou em são Paulo para dar carona ao Lula. A comitiva é pequena e foram todos no avião do Blairo”, disse o deputado federal Wellington Fagundes, presidente estadual do PR, para referir-se sobre o jato Sovereing, do grupo A Maggi, para a reportagem do Olhar Direto. Ele disse que Maggi só irá participar das reuniões dos partidos que compõem o fórum governista após o carnaval.



A presença de Maggi nas reuniões da aliança situacionista foi uma cobrança dos deputados estaduais José Geraldo Riva (PSD) e Mauro Luiz Savi (PR), primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. “É necessário que o líder converse com os seus liderados”, argumentou Fagundes. Se decidir ser candidato, Maggi apenas seria referendado em convenção por PR, PMDB, PT, PSD, PC do B, PP, PSC, PRB e Pros, em junho. 



Blairo Maggi e Lula vão passar a semana toda em Cuba e só voltam sexta-feira à noite. “É certo que o [ex] presidente Lula com Maggi vão discutir energia e produção agrícola com dirigentes cubanos, além de uma visita ao porto de Mariel, construído com quase 70% de capital brasileiros”, revelou uma fonte da Editoria de Política do Olhar Direto.



Na visita, eles vão se reunir com autoridades, especialmente com o presidente Raúl Castro. Existe a possibilidade do grupo André Maggi administrar a exportação de produtos agropecuários, no Porto de Mariel. Lula tem incentivado Blairo a levar o Grupo Amaggi, com sede em Cuiabá, a investir na maior e mais polêmica ilha do Caribe.



Lula vai dar um tempo na articulação política em prol da reeleição de Dilma. Ele recebe uma bolada enorme por palestra, mas, quando é em Cuba, geralmente não cobra. O valor recebido por Lula em suas palestrar não é divulgado. Todavia, nos bastidores políticos de Brasília e São Paulo especula-se que Lula recebe mais de R$ 200 mil por conferência. Desde que deixou a presidência, Lula já fez uma série de palestras e viagens pelo mundo.