ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Cidade de MT decreta situação de emergência após chuvas intensas

Acesso à comunidade indígena só é possível através de barco. Defesa Civil e Polícia Ambiental resgatam famílias atingidas.

Data: Segunda-feira, 24/02/2014 00:00
Fonte: Do G1 MT

A Prefeitura de Barra do Bugres, cidade a 169 km de Cuiabá, decretou situação de emergência por conta da quantidade de chuvas que atingem a região. Conforme a prefeitura, o Rio Paraguai alagou e passou do limite máximo de segurança, que é de sete metros.  Pelo menos 25 famílias ribeirinhas tiveram que abandonar as casas que foram atingidas pelas águas. A decisão ainda não foi publicada no Diário Oficial.

 

Além das comunidades rurais atingidas, áreas de pastos também foram alagadas. Os indígenas da aldeia Umutina só conseguem ter acesso à região através de barco. A única estrada que dá acesso à comunidade indígena foi coberta pela água.

 

A Polícia Militar Ambiental ajuda no resgate de famílias e transporte das vítimas atingidas pelas chuvas. “Nós precisamos de pontes em locais de área isolada. Precisamos de cesta básica para os desabrigados e colchões”, disse o prefeito de Barra do Bugres, Júlio Florindo.

 

Um ônibus escolar que fazia o transporte de crianças entre comunidades e unidades de educação acabou atolando na região. Das 25 linhas de transporte da cidade, 10 tiveram que ser suspensas pela inviabilidade das estradas.