ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

MPF participará de fórum para discutir impactos dos agrotóxicos

Data: Segunda-feira, 24/02/2014 00:00
Fonte: Odocumento

Esta será a terceira edição do fórum criado com o objetivo de ampliar o debate com a sociedade acerca dos prejuízos causados pelos agrotóxicos e propor alternativas para diminuição do consumo.


O Ministério Público Federal (MPF) vai colaborar com a discussão sobre os impactos dos agrotóxicos e a busca de alternativas para minimizar as consequências da sua utilização durante a terceira reunião do Fórum Mato-grossense sobre o assunto que será realizado no dia 27 de fevereiro, em Cuiabá. Também participarão do evento a Associação Mato-grossense de Engenheiros Agrônomos, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade de Cuiabá (Unic), Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), Ordem dos Advogados do Brasil e sindicatos patronais e laborais, e do Ministério Público Estadual.


No mês passado, o MPF recomendou ao Instituto de Defesa Agropecuária(INDEA) que não autorizasse a importação e utilização dos agrotóxicos que possuam em sua composição o ingrediente Benzoato de Emamectina. Muito usado para combater a lagarta helicoverpa armigera nas lavouras de soja, milho e algodão, a substância é extremamente tóxica ao organismo do ser humano e, segundo estudos estrangeiros, podem ser a causa do aparecimento de malformações em fetos humanos.


Segundo o procurador do Trabalho Leomar Daroncho, coordenador do Fórum, a confirmação da participação das novas entidades é muito importante porque "o desafio é enorme, e é necessário unir forças e articular a atuação dos segmentos e instituições que estão aparelhados para o propósito de fazer valer os dispositivos constitucionais de respeito ao meio ambiente, em todas as suas vertentes. Assim, o MPE e o MPF são muito bem-vindos!"


Em articulação desde novembro do ano passado, o grupo pretende propor alternativas para o enfrentamento dos efeitos do uso descontrolado de agrotóxicos em Mato Grosso. O Estado é o maior consumidor brasileiro de agroquímicos (fertilizantes químicos e agrotóxicos) utilizados principalmente no plantio de grãos. Somente em 2010, foram produzidos 6,4 milhões de hectares de soja e consumidos 113 milhões de litros de agrotóxicos.


Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Trabalho