ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Fantasma da exclusão ronda a Arena Pantanal

Confira outros fatos que marcaram a semana em Cuiabá.

Data: Sábado, 22/02/2014 00:00
Fonte: Olhar Direto/ Darwin Júnior

 

Foto: Edson Rodrigues

Sob suspeita de danos na estrutura, Arena Pantanal esteve no centro da atenções no início da semana

Sob suspeita de danos na estrutura, Arena Pantanal esteve no centro da atenções no início da semana


Sob a suspeita de ter sofrido danos em sua estrutura na ocasião do incêndio ocorrido em outubro do ano passado, a Arena Pantanal voltou ao centro das atenções depois que a agência de notícia Reuters divulgou o fato a nível internacional, afirmando um possível abalo na estrutura do estádio. No início da semana, o Governo do Estado convocou a imprensa para uma entrevista coletiva, onde procurou esclarecer sobre o fato e descartou que a estrutura tenha sofrido danos graves. No mesmo dia, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke recebeu a posição do governo e disse confiar no estádio de Cuiabá para o Mundial 2014. Mal baixou a poeira da polêmica na Arena Pantanal e no dia seguinte, um trecho da avenida Quidauguro Fonseca - primeira obra da Copa inaugurada em Cuiabá - não suportou as chuvas e apresentou um afundamento sobre uma obra de drenagem, criando uma enorme cratera. A Secopa descartou que tenha ocorrido um desmoronamento da via, como chegou a ser noticiado. Na última quinta-feira, o secretário da Secopa, Maurício Guimarães, admitiu ser um erro 'fazer muitas obras ao mesmo tempo'. O Tribunal de Contas da União (TCU), mandou o Governo do Estado processar algumas construtoras da Copa. Nesta sexta-feira (21), mais quatro composições do VLT chegaram a Mato Grosso. Confira os fatos que marcaram a semana:



SEGUNDA-FEIRA (17 DE FEVEREIRO DE 2014)

Fantasma da exclusão da Copa volta a rondar Cuiabá; Governo deve enfrentar dias tensos


Na mira da mídia internacional por causa da repercussão da notícia publicada pela agência de notícias Reuters, de que o incêndio ocorrido em outubro de 2013 pode ter abalado a estrutura da Arena Pantanal, Cuiabá pode enfrentar um período tenso nos próximos dias. Até que seja realizada uma nova vistoria – que deve acontecer nesta segunda-feira - para verificar a situação do novo estádio, a presença de Cuiabá na Copa se transformará em uma incógnita. A Secopa nega que haja qualquer problema estrutural na arena. Segundo a agência Reuters, um inspetor independente vai analisar os possíveis danos estruturais causados pelo incêndio de outubro de 2013. A agência se baseia em um relatório mostrando que o incêndio foi muito pior do que o governo admitiu anteriormente. “Oconcreto foi completamente desfragmentado”, diz o texto que ainda sugere: "foi enfatizado que a perda de resistência desses elementos poderia comprometer a estabilidade geral da construção".



MP alerta sob temor de que Arena Pantanal seja palco de tragédias

Durante coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira (17), promotores de Justiça fizeram um alerta sob a real situação em que se encontra a Arena Pantanal, após um incêndio registrado em outubro de 2013. O promotor de Justiça Alexandre Guedes disse que o governo do Estado precisa fazer novos testes e apresentar laudos que confirmem que o local está fora de perigo. “Queremos evitar que a Arena Pantanal seja palco de tragédias que já aconteceram em outros estádios, em que arquibancadas caíram. Aqui mesmo tivemos o acidente na Feicovag, que pessoas ficaram feridas e outras morreram com a queda das arquibancadas”.

Secretário afirma que não há riscos e garante jogos na Arena Pantanal

O secretário extraordinário da Copa do Mundo de 2014, Maurício Guimarães, garantiu que a Arena Pantanal não apresenta nenhum risco estrutural e que o estádio está apto a receber tanto os jogos do Mundial, quanto qualquer outra partida que venha a ser realizada no estádio. Ele estava acompanhado de engenheiros que também garantiram não haver problemas. "Caso os problemas no local fossem preocupantes, aquela parte toda - de aproximadamente 20 m² - teria sido derrubada e reconstruída rapidamente. Porém, isso não foi necessário", garantiu Maurício. O secretário ainda disse que viu um 'excesso' da imprensa, sobre o assunto. O secretário reiterou que a população pode ficar tranquila, assim como ele está e que os jogos programados para acontecer na Arena, serão realizados. A coletiva de imprensa foi realizada na Arena Pantanal, palco das denúncias do Ministério Público.



Viaduto da Sefaz volta a dar ‘dor de cabeça’ para o governo do Estado

governo do Estado. Desta vez o problema é com o nome do elevado. Isso porque o governador Silval Barbosa (PMDB), parece ter desconsiderado a lei n° 5.770 de dezembro de 2013 que estabelece que o local seja chamado de ‘Grande Templo’. Na visão de muitos, o governador ‘passou por cima’ da escolha do novo nome e assinou um decreto denominando o viaduto de Jamil Boutros Nadaf. Tal ação causou o descontentamento do vereador Marcream Santos (PRTB), que protocolou junto ao MPE uma representação contra o governador Silval Barbosa (PMDB). "Quero que o MPE se posicione quanto ao cumprimento da lei. Se o governador e todo mundo passar por cima das Leis que criamos e aprovamos aqui, para que fomos eleitos?" questiona. Vale lembrar que o nome de ‘Grande Templo’ foi aprovado por unanimidade e a Lei sancionada pelo prefeito Mauro Mendes (PSB).



Sob suspeita de abalo na estrutura, Arena Pantanal receberá perícia do CREA

O suspense vai continuar por mais alguns dias. Os promotores de Justiça que atuam no Grupo Especial de Acompanhamento da Copa (Geacopa) informaram que uma nova inspeção será realizada na Arena Pantanal para dar continuidade às investigações em relação aos possíveis danos causados na estrutura do estádio, após incêndio ocorrido no local em outubro do ano passado. Nesta segunda-feira, os ministérios públicos Federal (MPF) e estadual de Mato Grosso (MP-MT) anunciaram a realização de uma nova perícia na estrutura da Arena para averiguar se o incêndio gerou danos que representem risco aos ocupantes do estádio. A vistoria deve ser feita por profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) no próximo dia 26, segundo anunciou o MPF.



TERÇA-FEIRA (18 DE FEVEREIRO DE 2014)

Relatório do Crea aponta que Trincheira Ciríaco Cândia é a obra com mais problemas


O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea/MT) entregou para a Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte da Assembleia Legislativa o relatório sobre as condições estruturais das 11 obras de mobilidade urbana da Copa de 2014. Trincheira Ciríaco Cândia é a que tem mais problemas, segundo levantamento. “Os acabamentos de muitas obras são de péssima qualidade, mas não compromete a estrutura das obras. Entretanto, é preciso que a Secopa faça as correções necessárias, para que no futuro elas não comprometam a estrutura”, afirmou o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso – Crea/MT, Juarez Samaniego. O engenheiro do Crea/MT, André Schuring, afirmou que a Trincheira Ciríaco Cândia é a que apresentou mais problemas: “O problema nessa trincheira tem que ser resolvido o mais rápido possível. A quantidade de infiltrações nas paredes coloca em risco a vida de muito motoristas”.



Primeira obra da Copa entregue desmorona; Empresa já trabalha nos reparos


A primeira obra entregue para a Copa do Mundo, em Cuiabá, já passa por reparos, depois de uma parte do asfalto ir abaixo na tarde desta terça-feira. Após a constatação de afundamento de solo em suas proximidades a travessia teve de ser interditada parcialmente ontem (17). A ponte Benedito Figueiredo no bairro Praerinho, recebeu bloqueio em um lado da pista para que trabalhos de restauração da drenagem pudessem ser realizados. No momento do desmoronamento, na tarde desta terça-feira (18) a via já estava interrompida. Integrante do pacote de 56 obras de mobilidade urbana de Cuiabá para o Mundial de 2014 foi inaugurada há quatro meses. A travessia sobre o rio Coxipó, permite a ligação entre a rua Antônio Dorilêo, no bairro Cophema, à avenida Beira Rio. Para que pudesse executar as obras de reparo do sistema de drenagem a empresa construtora (Três Irmãos) precisou bloquear um dos lados da pista, na manhã desta segunda-feira.



Valcke descarta preocupação com riscos na estrutura da Arena Pantanal

O secretário executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes e o Secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, garantiram que o incêndio que aconteceu em outubro do ano passado (2013), não causou danos à Arena Pantanal. Segundo eles, os laudos mostraram que o estádio não apresenta risco aos torcedores. As declarações foram feitas durante a entrevista coletiva, realizada nesta terça-feira (18), em Florianópolis. “Após o incêndio que aconteceu no estádio, houve um conjunto de estudos sobre as consequências do acontecido que foi pedido pelo governo do Estado. Equipes e empresas com experiência neste tipo de ação realizaram a inspeção e concluíram que não houve danos ás estruturas do estádio”, garantiu o secretário executivo.



Possíveis danos na estrutura seguem repercutindo; Chile acredita que Fifa tenha plano B

O jornal chileno ‘El Mercurio’ repercutiu, nesta terça-feira (18), o imbróglio sobre os danos que o incêndio de outubro de 2013 causou a Arena Pantanal. A publicação diz que Cuiabá ainda depende dos laudos que comprovem a real situação do estádio e que caso haja algum problema, acreditam que a Fifa já tem um plano B. Em entrevista ao jornal, o representante da Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (ANFP), Sergio Jadue, disse que “a ANFP não tem uma posição sobre o que ocorre em Cuiabá. Isso quem dirá é a responsável pela organização do Mundial, que irá dizer se o Chile jogará na Arena Pantanal ou em outro estádio. Nós imaginamos que eles já tenham um plano B ou C”. Sergio ainda afirma que as autoridades locais garantiram que o estádio estará em perfeitas condições: “Nossa seleção irá estrear em um estádio novo, que pelo que nós vimos e as autoridades contaram, será um lugar de primeiro nível”.



QUARTA-FEIRA (19 DE FEVEREIRO DE 2014)

Jayme Campos aponta falhas em obras da Copa e ameaça alertar órgãos federais


A apresentação de falhas e a constatação de acabamento ruim em algumas obras da Copa do Mundo em Cuiabá e Várzea Grande, levou o senador Jayme Campos (DEM-MT) a cobrar do Governo do Estado uma melhor fiscalização. O parlamentar questionou a qualidade de algumas construções voltadas ao Mundial e pediu total atenção com a Arena Pantanal, estádio de Cuiabá que vai sediar quatro jogos do torneio, em junho. Ele ainda fala em alertar a CBF, Fifa e órgãos federais sobre a situação em Mato Grosso. Jayme Campos observou que há denúncias de que várias obras foram mal feitas e muitas delas já apresentam problemas, o que pode ocasionar transtornos para a população de Cuiabá e para os milhares de torcedores que devem acompanhar os jogos do Mundial programados para a Arena Pantanal.



Seleção australiana será a primeira a chegar para a Copa; estréia acontece em Cuiabá

A seleção australiana que jogará contra o Chile na primeira partida da Copa do Mundo, na Arena Pantanal, será a primeira a vir para o país. No dia 28 de maio, os jogadores e comissão técnica devem desembarcar no Brasil para realizar a preparação para o Mundial. A informação foi revelada nesta quarta-feira (19) pelo gerente de Competições e Serviços às Equipes do Comitê Organizador Local (COL), Frederico Nantes. Os australianos chegarão ao Brasil 16 dias antes da estréia no Mundial, que acontece contra o Chile, em Cuiabá. A seleção já escolheu Vitória, no Espírito Santo, como a sua base durante o torneio. Vale lembrar que um dos ‘problemas’ que os jogadores terão de enfrentar é o temido calor. Cuiabá é famosa por ser uma cidade quente e este pode ser o motivo para a equipe ter escolhido ficar em Vitória, onde o calor também é forte.



Arena Pantanal corre risco de sediar Copa sem tecnologia de ponta das operadoras de celular

Os diretores das duas maiores operadoras de celular que atuam em Mato Grosso admitem ser exíguo o tempo para a instalação dos equipamentos na Arena Pantanal para sustentar a tecnologia 4G, em transmissão de voz e dados. E, embora não tenham colocado o risco de forma explícita para a CPI da Telefonia Móvel da Assembleia Legislativa de Mato grosso, os executivos deixaram tácito que existe uma corrida contra o tempo. “Precisamos de licenças [ambientais] do município e do Estado. Há necessidade de diversos outros aspectos, como impacto de vizinhança, para que se inicie efetivamente a instalação dos transmissores”, explica o gerente da Vivo, Daniel Encarnação.



Crea, MPF e MPE vistoriam local atingido por incêndio na Arena Pantanal


Representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea) e ministérios Público Federal (MPF) e Estadual (MPE) estiveram na Arena Pantanal, no fim da manhã desta quarta-feira (19), para nova vistoria no estádio com o objetivo de avaliar os danos provocados pelo incêndio que acometeu o estádio em outubro do ano passado. De acordo com a solicitação da procuradora Bianca Britto de Araujo, foram empregados ensaios não destrutivos para avaliar se houve dano estrutural e qual a dimensão do estrago. A equipe responsável pelos testes foi composta por engenheiros civis, eletricista e outros técnicos da instituição.



Após afundamento, construtora refaz trecho de avenida; Secopa nega desmoronamento

Após um susto com a formação de uma grande cratera devido ao afundamento de pista, a 100 metros da ponte Benedito Figueiredo, a empresa responsável pela construção, fez o bloqueio total da via. Ainda ontem, foi detectado o problema. O afundamento foi em decorrência de um problema de infiltração na Avenida Quidauguro Fonseca, localizada na região Sul de Cuiabá. A pista de mão dupla foi bloqueada nesta terça-feira (18.02) para o processo de recuperação. A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) descartou que tenha ocorrido um desmoronamento como chegou a ser noticiado ontem. A superintendência de Infraestrutura da Secopa explicou que houve um problema na conexão do tubo de drenagem com o fosso de visita, fazendo com que o solo ficasse saturado ocasionando o afundamento da pista. Após a escavação que permitiu a abertura da Avenida foi identificado o problema. Os trabalhos de restauração já tiveram início e se concentram na reconstrução de um trecho de quase quatro metros nos dois lados da pista. Operários trabalham na restauração da drenagem subterrânea, abaixo da via.



Assembleia Legislativa aprova lei do passe livre para o VLT

Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovaram, nesta quarta-feira (19), durante sessão, o projeto de Lei do passe livre para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A proposta é de autoria do deputado Luiz Marinho (PTB) e beneficiará estudantes e até desempregados. As categorias que serão contempladas pelo projeto de Lei são: estudantes devidamente matriculados e com freqüência comprovada, portadores de doenças como HIV, ostomia, colostomia, leostomia e urostomia, desde que estes estejam inscritos na Associação Mato-grossense dos Ostomizados e com tratamento contínuo atestado por laudo médico. Os idosos, agentes policiais, carcerários e moradores de Cuiabá que estejam desempregados também devem ser beneficiados com a lei. Segundo as projeções do governo do Estado e da Prefeitura de Cuiabá a passagem deve ser acessível à população e de acordo com os preços já praticados na cidade.



QUINTA-FEIRA (20 DE FEVEREIRO DE 2014)

Silval aponta obras da Copa e MT Integrado como principais legados do seu governo


Independente de ser candidato ao Senado ou permanecer no cargo até dezembro, o governador Silval Barbosa (PMDB) já tratou de corrigir seu discurso, nas últimas semanas. Antes, proclamava aos quatro ventos que as obras da Copa do Pantanal Fifa 2014, em especial a Arena Pantanal e o Veiculo Leve sobre Trilhos (VLT), seriam os maiores legados de seu governo – 2010-14. Agora, ele trata de incluir o MT Integrado (R$ 1,25 bilhão) e o Programa de Pontes de Concreto (R$ 700 milhões). Silval passou a transformar cada discurso ou cada em trevsita, num autêntico balanço do seu governo, com ênfase às ações desenvolvidas nas áreas de infraestrutura, gestão econômica, da saúde e segurança pública, além da Copa do Mundo 2014. E mais: ele não se cansa de agradecer à presidenta Dilma Rousseff (PT), autêntica ‘madrinha’ da maioria das obras do governo Silval.



Secretário da Secopa admite que várias obras ao mesmo tempo “foi um erro”


O secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães, admitiu nesta quinta-feira (20), em entrevista ao programa Chamada Geral, da Mega FM, que houve precipitação por parte do governo quanto às obras da Copa do Mundo de 2014. O elevado número de construções ao mesmo tempo foi considerado um erro. “Cometemos muitos erros e um deles foi abrir muitas frentes de trabalho sem estar devidamente amparados com todos os projetos. Principalmente no caso do Veiculo Leve sobre Trilhos, sem todos os projetos de via permanente e sinalização que precisa ser executada em conjunto”, reconheceu o secretário. Maurício, no entanto disse que o objetivo era dar celeridade a alguns pontos, porém isto não aconteceu: “Na Coronel Escolástico tentamos iniciar a obra para tentar ganhar celeridade, mas tivemos alguns problemas com o Iphan e com desapropriação”.



TCU manda Secopa-MT abrir processo contra empresas

Considerando irregularidades em contratos referentes a obras de travessia urbana em Cuiabá e Várzea Grande, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que a secretaria extraordinária de Mato Grosso para a Copa do Mundo (Secopa) instaure processo administrativo para que seja efetuado “encontro de contas entre os valores dos serviços parcialmente executados e ainda não pagos da 10ª medição e do reajustamento da 10ª medição e os valores necessários para refazer ou recuperar serviços mal executados e defeituosos”. Os contratos em questão foram firmados em 2012 com a empresa Ster Engenharia Ltda.. A empresa deixou as obras no início de março de 2013, quando a Secopa informou que a rescisão foi uma iniciativa da própria pasta, pois a Ster já havia sido notificada várias vezes por "descumprimento de contratos". A Camargo Campo S.A Engenharia e Comércio e a Métrica Construções Ltda. assumiram as obras (trincheiras na avenida Miguel Sutil). As três empresas deverão responder ao processo administrativo.


 
Mendes aproveita Copa para tentar intercâmbio com a Coreia do Sul

Cuiabá continua provocando intercâmbio com países que participarão de jogos da Copa do Mundo na Arena Pantanal, em junho. O prefeito Mauro Mendes recebeu na tarde desta quinta-feira (20) o ministro conselheiro da Coreia do Sul, Buung Deok Hwang, para uma visita de cortesia que antecede a Copa do Mundo da Fifa. Ao representante sul-coreano, Mendes afirmou que pretende aproveitar o evento para, além de provocar o intercâmbio cultural com o país, oportunizar a integração econômica. Ao lado da embaixatriz da Coreia no Brasil, Young Ock Lim, e pelo secretário Jimi Moon, o ministro conselheiro disse que irá colaborar com o prefeito na exploração dos laços econômicos e afirmou que essa é uma das melhores oportunidades que Cuiabá terá para se lançar no exterior. Comentou ainda que a própria Coreia do Sul passou por situação semelhante durante as Olimpíadas de 1988. 



SEXTA-FEIRA (21 DE FEVEREIRO DE 2014)

Ponte Júlio Muller é interditada para lançamento de vigas


A interdição da ponte Júlio Muller, no sentido Várzea Grande–Cuiabá, ocorreu na manhã desta sexta-feira (21). O bloqueio foi necessário para início do lançamento das vigas pré-moldadas. A alteração apresentou um forte impacto na mobilidade urbana devido à importância do acesso. A interdição, prevista para o início da semana, foi adiada devido às fortes chuvas que têm caído nestes últimos dias na Capital. Segundo informações da Secopa, além do lançamento das vigas, o Consórcio VLT faz o reforço na estrutura da ponte existente, para a implantação da via permanente, e avançará ainda mais na execução da drenagem da Avenida da FEB.



No Senado, Jayme diz temer tragédia em obra da Copa em Cuiabá

epois de apontar falhas nas construções das obras da Copa do Mundo em Cuiabá e ameaçar alertar Fifa, CBF e órgãos federais, o senador Jayme Campos (DEM-MT) classificou como temerário o andamento das obras do mundial na capital mato-grossense. Jayme Campos enumerou falhas na execução dos projetos e lembrou o incêndio ocorrido na Arena Cuiabá, que foi notícia em todo o mundo. Em pronunciamento realizado no Senado Federal, na noite desta quinta-feira (20), o senador destacou temer que, sem a atuação firme dos órgãos de fiscalização, o dinheiro das obras vá para o ralo e a falta de transparência e planejamento nas obras resulte num legado de dívidas para o povo de Mato Grosso. Jayme Campos foi além: disse que se acontecer alguma tragédia em Mato Grosso relacionada às obras da Copa do Mundo não terá sido por falta de aviso. Ele lembrou que já se manifestou, da tribuna do Senado, duas ou três vezes com o objetivo de alertar as autoridades competentes para a necessidade de rigor e severidade no acompanhamento das obras.



Cuiabá pode ser acionada na Justiça pela Fifa se não construir o fan fest

A menos de quatro meses da Copa 2014, Cuiabá ainda não se concentrou na construção de seu fan fest para os jogos do Mundial. E se não fizer isso, a capital mato-grossense poderá ser acionada na Justiça por não cumprir um acordo com a Fifa. A ameaça partiu, nesta quinta-feira do diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil. A exemplo de Cuiabá, todas as 12 cidades-sede da Copa do Mundo assinaram um compromisso para promover a Fan Fest, local para torcedores assistirem aos jogos, e quem não cumprir será acionado na Justiça. Até agora, apenas Recife se manifestou dizendo que não vai realizar o evento, porque não quer gastar dinheiro público. Os custos, estimados inicialmente em R$ 20 milhões, foram reduzidos para R$ 11 milhões, mas a cidade deseja que o setor privado faça investimentos, como aconteceu em outras sedes.



Silval discute com embaixador coreano recepção de torcedores e negócios

De olho na Copa do Mundo de 2014, o embaixador da Coréia do Sul no Brasil, Koo Woo, se reuniu com o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa nesta quinta-feira (20). O encontro abordou dois assuntos: a recepção dos turistas coreanos e o estreitamento de laços entre os governos. Com estréia na Copa marcada para o dia 17 de junho contra a Rússia, na Arena Pantanal, a Coréia pretende trazer um grande número de torcedores para Cuiabá. Vários pontos entraram no diálogo de ontem. O empenho de Mato Grosso para realizar a Copa e as potencialidades econômicas e turísticas impressionam os representantes das seleções que visitam Cuiabá, segundo Silval Barbosa. O governador afirmou que “praticamente todas as semanas estamos recebendo delegações ou embaixadores em missão oficial para conhecer um pouco da estrutura e a nossa preocupação com os torcedores. Eles ficam encantados com nosso Estado e com os números de nossa economia”.



Passagem em nível da Trigo Loureiro avança para a segunda fase


A primeira etapa das obras para a construção da passagem em nível da Trigo de Loureiro, na avenida Miguel Sutil, já foi concluída. Os trabalhos estavam concentrados em uma das pistas – no sentido Rodoviária – Av. Historiador Rubens de Mendonça (próximo ao viaduto do CPA). Com isso o tráfego deve ser liberado e a faixa já deve começar a ser usada nesta sexta-feira (21). Agora o Consórcio VLT avança para a segunda etapa da construção, no lado oposto da avenida (no sentido Av. do CPA –Rodoviária). Por conta disso acontecerá um intervenção semelhante a feito na primeira fase da obra. Com a mudança, o fluxo que segue no sentido Av. do CPA – Rodoviária será conduzido para o sentido oposto, num trecho de aproximadamente 400 metros. Todo o desvio será devidamente sinalizado. A orientação é que os motoristas respeitem os limites de velocidade e as placas indicativas instaladas no local.



Pórticos da Arena Pantanal recebem instalação da membrana TPO

Palco de quatro jogos da fase de grupos do Mundial de 2014, a Arena Pantanal começa a receber a instalação da membrana TPO nos pórticos de sustentação, em formato de trave. Na parte de cima destas estruturas a fixação já está concluída. Agora o foco é na base dos pórticos. De material totalmente impermeável, resistente às ações dos ventos, a membrana atende as normas relativas à sustentabilidade, conforme os requisitos para certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), o atestado de “construção verde”. A cobertura escolhida para o estádio tem durabilidade e resistência a rasgos, perfurações, puncionamento, raios UV, exposição às ações climáticas, degradação, ozônio, produtos químicos e a abrasão. 



Duas novas composições do VLT chegam ao Centro de Manutenções


Na tarde desta sexta-feira (21) outras duas composições do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), foram transportadas para o Centro de Manutenções (CM), em Várzea Grande. Com isso o número de trens do novo modal sobe para 11. A expectativa é que os outros dois saiam do Porto Seco na segunda-feira. Segundo o Consórcio VLT – responsável por executar a obra - o processo de importação do novo modal de transporte segue o cronograma original do contrato. A empresa que fabrica os vagões é a espanhola CAF. Mais duas composições aguardam o desembaraço aduaneiro no Porto Seco, em Cuiabá, para depois realizarem o mesmo trajeto com destino ao Centro de Manutenções. Esta remessa saiu do Porto de Santos, nos dias 13 e 14 de fevereiro. Nos dias 18 e 19 de fevereiro elas chegaram ao Porto Seco. O transporte foi novamente realizado por 12 carretas em um trajeto de aproximadamente 1.800 quilômetros. A velocidade é controlada e fica em uma média de 40 km/h. Não há viagem durante a noite, por precaução.