ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Dia de campo Sistema Famato e Embrapa terá roteiros alternativos para participantes

Data: Terça-feira, 18/02/2014 00:00
Fonte: ASCOM FAMATO

No dia 25 de fevereiro, o Sistema Famato e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)promovem o 4º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados no Sítio Tecnológico da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT). Neste ano, o evento terá como novidade duas opções de roteiro para que os participantes escolham qual preferem acompanhar. Cada roteiro terá quatro estações, onde serão realizadas apresentações de 40 minutos sobre um único tema, diferentemente do que ocorreu em edições passadas, quando em uma estação eram abordados até dois assuntos.


De acordo com o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril, Lineu Domit, a modificação no formato do dia de campo foi feita com base nas avaliações e sugestões dos participantes das edições anteriores.  “Com o aumento do público que participa de nosso dia de campo, os grupos estavam ficando muito grandes, o que pode prejudicar a dinâmica e a qualidade das palestras. Desta forma, com os dois roteiros, teremos grupos menores, mais tempo para as palestras e proporcionaremos maior proximidade entre participante e palestrante”, explica Lineu.


A escolha por qual roteiro o participante irá seguir será feita no momento da inscrição. Também será possível escolher em qual estação a pessoa prefere começar o roteiro, desde que o grupo ainda não esteja completo. No roteiro A haverá estações sobre novas opções de forrageiras para pastagens, manejo integrado de pragas em sistemas agrícolas, agricultura de precisão e sensoriamento remoto e manejo do componente florestal na integração lavoura-pecuária-floresta. O roteiro B, por sua vez, terá palestras sobre sistema silvipastoril para a pecuária de leite, bananeira em sistemas agroflorestais, apicultura e mudança do clima e gases de efeito estufa na agricultura.


Esta é a quarta edição do dia de campo promovido pela Embrapa Agrossilvipastoril em seu Sítio Tecnológico em Sinop e a segunda realizada em parceria com o Sistema Famato. Este é o maior evento de transferência de tecnologia promovido pela Embrapa em Mato Grosso e no ano passado contou com a participação de mais de 500 pessoas entre produtores, técnicos, estudantes e profissionais ligados ao setor agropecuário.

 

A realização conjunta entre Embrapa e Sistema Famato é fruto de uma parceria entre as instituições para promover a transferência de tecnologias sobre os sistemas integrados de produção em Mato Grosso. Em 2014 está prevista a realização de oito dias de campo em diferentes regiões do estado. “Essa parceria muito nos orgulha e é uma maneira de somar esforços para levar conhecimento e novas tecnologias aos produtores mato-grossenses, mostrando casos reais de que é possível aliar várias culturas em uma mesma propriedade”, destaca o presidente do Sistema Famato, Prado.


Serviço:

4º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados
25 de fevereiro – 7h30
Sítio Tecnológico da Embrapa Agrossilvipastoril – Rod. MT 222, Km 2,5 – Sinop (MT)
Inscrições gratuitas e feitas na hora e local do evento