ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

ALMT suspende homologação de resultado de concurso até março

Concurso público da Assembleia Legislativa teve mais de 32 mil inscritos. Suspensão da homologação foi pedida pelo Ministério Público Estadual.

Data: Sexta-feira, 14/02/2014 00:00
Fonte: Do G1 MT

Concurso é para preenchar vagas na Assembleia Legislativa (Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT)
Concurso público teve mais de 32 mil inscritos.
(Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT)


A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) anunciou na quinta-feira (13) que está suspensa a homologação do resultado do último concurso público, realizado em Cuiabá eVárzea Grande (região metropolitana da capital) em dezembro de 2013 e com mais de 32 mil inscritos. A medida foi provocada por um pedido do Ministério Público Estadual (MPE), que apura supostas irregularidades na elaboração das provas.


O concurso ofereceu 430 vagas no serviço público do Poder Legislativo, sendo 168 para preenchimento imediato. Os salários variam entre R$ 2.286,22 e R$ 6.057.


A ALMT publicou em seu site o ofício no qual o MPE requereu, no último dia 31, a suspensão da homologação do resultado e de sua divulgação. No documento, a 36ª Promotoria Especializada em Licitações e Contratos informa que está em andamento um procedimento administrativo que visa apurar informações levadas pelo Núcleo de Defesa do Patrimônio Público a respeito da retificação de itens das provas objetivas de língua portuguesa para cargos de nível médio e superior. Para o nível médio, enfatiza o MPE, são questionadas 13 das 15 questões da prova objetiva de língua portuguesa.

 

Devido à necessidade de se apurar os fatos envolvendo as provas, o MPE pediu a suspensão tanto da homologação do resultado do concurso quanto da divulgação dele “até que as dúvidas quanto aos gabaritos preliminar e oficial sejam sanadas e as respostas da organizadora do concurso [a Fundação Getúlio Vargas] sejam analisadas por esta promotoria”. O MPE pediu a suspensão pelo prazo de 30 dias - até março.


Outro edital lançado pela ALMT foi o referente ao concurso para o cargo de procurador legislativo de 3ª classe. Este também chegou a ser questionado pelo MPE, que pediu sua revogação no início de janeiro com base em supostas irregularidades nos critérios de avaliação dos títulos dos candidatos.


Não foi, entretanto, a primeira vez que o concurso público da ALMT foi alvo de controvérsia. O certame havia sido lançado em julho de 2013, mas acabou suspenso após indícios de irregularidades e desajustes no edital.


A empresa realizadora, a IDP Cursos e Projetos, acabou sendo trocada pela FGV após desistir do contrato firmado com a ALMT alegando que o concurso previa uma demanda de até 17 mil inscritos - enquanto a procura, segundo informou à época o presidente da Casa, Romoaldo Júnior (PMDB), estava por volta de 50 mil candidatos. Tal demanda realmente foi superior à capacidade da primeira empresa, mas acabou não se concretizando nos termos previstos pelo parlamentar: o concurso público recebeu exatas 32.978 inscrições de candidatos.