ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Mamografia pode detectar sinais do câncer de mama

Data: Sexta-feira, 07/02/2014 00:00
Fonte: Correio Popular

O Dia Mundial da Mamografia foi comemorado na última quarta-feira (5), com o objetivo de sensibilizar as mulheres sobre a importância em realizar o exame, que é o método mais eficiente para detectar o câncer de mama. Em Ji-Paraná, a equipe Unidade Básica de Saúde da Mulher Ceci Cunha realizou ações preventivas para comemorar a data. “Alertamos as mulheres sobre a importância da mamografia e do autoexame, principalmente a partir dos 40 anos, para detecção precoce do câncer de mama. A UBS Ceci Cunha atende Ji-Paraná e 14 municípios da região. O agendamento é realizado todo final do mês e atendemos todos os encaminhamentos”, informou a diretora da UBS, Cristina Siqueira.



AGENDAMENTO - Para fazer o agendamento a mulher precisa levar o Cartão do SUS, Carteira de Identidade ou CPF e o pedido específico. Só com este pedido será feito o agendamento. O público-alvo são mulheres a partir de 40 anos, com antecedentes de casos de câncer na família ou quando houver alteração ou queixa importante na mama. "Em 2013 realizamos 4.500 exames de mamografia”, disse Cristina Siqueira.



MAMOGRAFIA- A mamografia é uma radiografia das mamas realizada em um equipamento específico, o "mamógrafo", que permite detectar lesões ainda muito pequenas, na fase inicial do câncer, em que o tumor não é palpável. Por isso, todas as mulheres, sem nenhum histórico familiar de câncer de mama ou ovário, entre 40 e 49 anos de idade devem realizar anualmente o exame e, a partir dos 50 anos, ele deve ser realizado a cada 2 anos. Já as mulheres com mãe, irmã ou filha que desenvolveram um desses cânceres antes dos 50 anos de idade, devem realizar esse exame a partir dos 35 anos de idade, 1 vez por ano.


No mamógrafo, a mama é comprimida para se obter imagens que permitam a detecção do câncer. Durante o exame, há provocação de um leve desconforto devido à compressão. Para minimizar esse desconforto a pessoa pode agendar, quando possível, o exame após o período menstrual, entre o 5° e 10° dia do ciclo. 


Segundo a Comissão Nacional de Mamografia – formada pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), estudo internacional aponta redução de 26% a 29% na mortalidade em mulheres entre 40 e 49 anos comparadas a pacientes não submetidas ao rastreamento (mamografia preventiva).



AUTOEXAME - É importante lembrar que o autoexame das mamas é realizado pela própria mulher, apalpando os seios e ajudando no conhecimento do corpo e na identificação de tumores maiores. Porém, isso não substitui o exame clínico realizado por profissional da saúde treinado e a mamografia. Mesmo quando a mulher não perceber nenhuma alteração durante o autoexame das mamas, é importante um profissional da saúde examiná-las anualmente.