ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

SP: nova carteira de identidade promete reduzir fraudes

Novo modelo foi apresentado hoje de manhã pelo governo e tem poucas mudanças visuais, mas traz código que pode auxiliar polícia em identificações

Data: Quinta-feira, 06/02/2014 00:00
Fonte: TERRA/ Janaina Garcia

Foi lançado nesta quinta-feira em São Paulo o novo modelo de cédula de identidade feito a partir da coleta biométrica. Além de mudanças visuais como o número de identificação e a assinatura do usuário, ambas agora em vermelho, o novo documento traz um código que promete dificultar fraudes e auxiliar nas investigações de crimes.

 

O novo modelo foi lançado durante a cerimônia de inauguração da nova Central de Expedição de Carteiras, na Luz, região central de São Paulo. Um posto instalado no prédio e outros dez, no interior do Estado, expedirão o documento, que será gratuita ao cidadão e custará ao Estado R$ 9,69 (o valor antigo era R$ 35) e não terá mais necessidade de se levar, para expedição, uma foto 3x4 –ela será feita no próprio posto.

 

Os postos no interior ficam nos Departamentos de Polícia Judiciária do Interior (Deinters). Na capital, o novo modelo começa a ser emitido pela rede Poupatempo a partir de março.

 

O código “QR Code” vem no verso do documento e armazenará informações como nome do portador e datas de nascimento e de emissão do RG. O código poderá ser lido em dispositivos móveis da Polícia Civil.