ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Copa começa a abrir intercâmbio comercial de MT com países que jogarão em Cuiabá

Data: Quarta-feira, 05/02/2014 00:00
Fonte: Olhar Direto

Outro legado da Copa começa a despontar para Cuiabá. Desde o anúncio dos jogos do Mundial de 2014 em Cuiabá, os países sorteados para as disputas na capital mato-grossense têm buscado a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa) para estreitar o relacionamento institucional com Mato Grosso. Entre as principais demandas, estão informações turísticas e econômicas, pois as nações pretendem aproveitar o evento para conhecer as belezas naturais da região e fomentar a relação comercial entre os países.

 

Representantes do Chile, Austrália e Colômbia, estiveram na cidade e estão em contato direto com a Secopa para participar da sala de negócios, que funcionará na Arena Pantanal durante os dias de jogos. Na ocasião, representantes do setor produtivo do Brasil, principalmente Mato Grosso, irão se reunir com empresários estrangeiros para fomentar negócios e impulsionar a relação comercial entre as nações.



Oportunidades de relacionamento comercial poderão surgir. O assunto é pauta recorrente de discussão na Secopa, onde o órgão reúne-se com representantes de outras Pastas e instituições para definir uma agenda única de oportunidades e potenciais turísticos e econômicos de Mato Grosso a ser apresentado aos países. Nesta manhã (04.02), o gerente do projeto Novos Negócios, ligado à Secopa, Múcio Ribas, reuniu-se com as entidades e representantes do Governo, e na ocasião ficou definido que cada uma irá levantar informações relevantes para o comércio exterior, organizar os dados e compartilhar no grupo para formatação de um portfólio que será apresentado aos países.



Para a reunião, foram convidados as secretarias de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Casa Civil, MT Participações e Projeto (MT-PAR), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), e prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande.



Ribas explicou que “a Secopa está criando esse ambiente de fomento aos novos negócios, visando fortalecer a relação comercial entre Mato Grosso e os países que irão participar da Copa do Mundo. A sala de negócios é uma iniciativa que gera resultados e será um diferencial para potencializar a economia do Estado. Porém, o envolvimento e o compromisso dos órgãos públicos e instituições representativas do setor privado é fundamental para o sucesso do projeto”.



A Fiemt, representada na reunião pela coordenadora do Centro Internacional de Negócios (CIN), Gabriela Fontes, destacou a importância desse engajamento para viabilização do projeto. Ela ressaltou a necessidade de “unir forças para agregar valor aos produtos”, citando principalmente o agronegócio, que é a vocação econômica do Estado.