ARIPUANÃ, Terça-feira, 16/04/2024 -

NOTÍCIA

Saad cobra providências do Executivo quanto a greve dos anestesistas

Data: Quarta-feira, 05/02/2014 00:00
Fonte: Da Assessoria


 

O vereador Ricardo Saad (PSDB), presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Cuiabá, usou a tribuna durante a sessão de terça-feira (04) para cobrar providências quanto a greve dos anestesistas do Pronto Socorro da Capital. Os profissionais estão paralisadas há mais de uma semana por falta de pagamento.


O coordenador da classe na unidade de saúde, José Pinheiro Filho relata que os profissionais estão sem receber desde outubro do ano passado. "Isto é um absurdo. Como que você exige qualidade de atendimento e cumprimento de carga horário de um profissional se você não honra com o salário dele? Eles tem famílias e estão sem receber desde o ano passado. Como já acumulam quatro meses de atraso eles falam que não tem mais como ir trabalhar", pontua o parlamentar.


Para Saad a saúde, como um todo, precisa de mais atenção por parte do gestor.Podem trocar o quanto quiser. Enquanto não colocar pessoas aptas e negócio não vai andar. Precisamos de pessoas que pensem no coletivo e não em si próprio", afirma.


A preocupação do vereador é quanto as cirurgias que estão agendadas. Muitos pacientes aguardam meses para operar, e sem o anestesista, não é possível realizar nenhum procedimento cirúrgico de grande porte.


Desta forma, Saad afirma que irá continuar exercendo seu papel fiscalizador, cobrando contundentemente uma postura mais firme do Executivo na área. Após ouvir os relatos do parlamentar tucano, o presidente da Casa de Leis, vereador Júlio Pinheiro (PTB) declarou total apoio a bandeira defendida por Saad.


"Vamos ser extremamente rigorosos nesta questão. Vamos fiscalizar a saúde com lupa. Estamos em ano de Copa do Mundo e precisamos que a saúde apresente melhoria', pontuou.


UPA - Saad utilizou o recesso parlamentar para visitar as unidades de saúde da Capital. Na oportunidade, o parlamentar esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA)do bairro Morada do Ouro, que está em funcionamento desde o ano passo, bem como naquela que está sendo construída no Pascoal Ramos.


Apesar de apresentar uma considerável melhora no atendimento, foi detectada algumas falhas estruturais na UPA da região norte, que podem ser repetidas na unidade de saúde que ainda está em fase de construção. Isto porque, os projetos são padrões.


"O necrotério fica localizado em frente ao refeitório. Além disso, a coleta de lixo é feita no interior da unidade. Isso não pode. Chega a ser até falta de higiene. Isso tem que ser modificado na Morada do Ouro, e também alterar o projeto que o mesmo não ocorra no Pascoal Ramos", ressalta.