ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Funai paga diárias para índios loiros de olhos azuis invadirem Congresso Nacional, diz membro da FPA

Plenário da Câmara foi invadido em 2013 e muitos dos manifestantes não eram índios, segundo FPA

Data: Domingo, 02/02/2014 00:00
Fonte: De Brasília - Vinícius Tavares/ Olhar Direto

O deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO), líder do partido na Câmara Federal e membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), não poupa críticas à Funai ao editar a Instrução Normativa número dois, que garante passagens, diárias, alimentação e hospedagem a indígenas participarem de atividades em Brasília.



Segundo ele, enquanto índios participam de manifestações e invasões de propriedades organizadas por ongs que apoiam o governo e a Funai, o dinheiro do contribuinte é gasto de forma pouco transparente.

 

“Aqui em Brasília a Funai edita a IN 2 definindo regras para que os índios se encontrem em articulação social no Distrito federal. O que pretende a Funai com essa IN número dois? São critérios para poder comprar passagem de avião, para contratar hotel, resorts, para contratar uma alimentação à altura daquilo que as comunidades e os indígenas possam comer", afirmou.



"Se isto fosse a verdade, se realmente viessem comunidades viessem a Brasília para se manifestarem, até que não seria, mas seria razoável. Mas na verdade, o que a Funai faz é alimentar os famosos índios loiros de olhos azuis”, que invadem o plenário da Câmara para fumar maconha e financiados com dinheiro público”, completou.



O assunto voltará à tona a partir da próxima semana, quando os membros da Frente Parlamentar da Agropecuária retomam os trabalhos legislativos. A bancada ruralista estuda pedir esclarecimentos à Funai e ao Ministério da Justiça sobre as atividades realizadas, as datas, o número de participantes e os recursos públicos investidos nas atividades.