ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Dia de Luta contra a Hanseníase é comemorado com caminhada

Centenas de pessoas participaram da programação na Avenida Litorânea. Em 2013, o Maranhão 3.369 casos novos da doença.

Data: Domingo, 26/01/2014 00:00
Fonte: Do G1 MA

Caminhada mobilizou centenas de pessoas (Foto: De Jesus/O Estado)Caminhada mobilizou centenas de pessoas (Foto: De Jesus/O Estado)


Em 2013, o Maranhão 3.369 casos novos de hanseníase em todo o estado, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de estado de Saúde. Apesar do registro, a incidência vem registrando queda nos últimos sete anos.



Visando reduzir ainda mais os índices, centenas de pessoas seguiram em caminhada pela Avenida Litorânea, neste domingo, em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase. A programação contou ainda com distribuição de folderes com informações para a população, como forma de alertar para os riscos, sinais e cura da hanseníase.


As atividades foram realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com universidades e órgãos estaduais.O secretário-adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Carneiro, explicou que a caminhada e outras ações realizadas pela SES têm o intuito de sensibilizar a população, informando que a hanseníase tem cura, se o tratamento for feito corretamente.



“Queremos divulgar, a partir da Região Metropolitana, a importância do tratamento e da cura da hanseníase. A SES, durante o Governo Itinerante, fez a busca ativa dos pacientes, está oferecendo tratamento e informando que as pessoas acometidas podem levar uma vida normal no trabalho, na família e na sociedade”, disse ele.A hanseníase é uma doença que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de dois a até mais de 10 anos. A doença pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato.


A doença
O ser humano é considerado a única fonte de infecção da doença. O contágio se dá por meio do contato direto de uma pessoa doente não tratada, que o expele através das vias aéreas superiores. Entre as ações adotadas pela SES, em parceria com o Ministério da Saúde, em 2013, para eliminação da doença no Maranhão, destacam-se campanhas em escolas do ensino fundamental em 77 municípios considerados prioritários.



A campanha teve como objetivo a detecção de casos novos de hanseníase entre menores de 15 anos. Foram encaminhados para exames de avaliação nas unidades de saúde 26.353 alunos, dos quais 86 foram confirmados com a doença.


A dermatologista Celijane Melo, diretora do Hospital Aquiles Lisboa – referência para o tratamento da hanseníase no Estado – explicou que durante todo este mês foram feitas atividades com a intenção de divulgar os sintomas e favorecer a chegada dos pacientes no serviço de saúde. “O grande problema ainda é a falta de diagnóstico precoce. A SES oferece tratamento e as pessoas precisam deixar o preconceito de lado e buscar tratamento, somente assim vamos evitar as complicações e incapacidades consequentes da hanseníase”, justificou.