ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Pista do Aeroporto Municipal de Aripuanã é liberada e voo inaugural já tem data marcada

Desde 2012 a pista estava interditada e só operava com voos particulares.

Data: Quinta-feira, 23/01/2014 00:00
Fonte: Redação e foto: TOP NEWS/ EDSON PRATES

A pista de pouso e decolagem do Aeroporto Municipal Amauri Furquim, em Aripuanã, já está liberada para voos. A pista encontrava-se interditada e teve seu registro cancelado desde o dia 11 de outubro de 2012. Depois de muito trabalho a Prefeitura conseguiu o registro da pista junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Comando da Aeronáutica (COMAER), o que possibilitou a entrada em operação de uma empresa de voos comerciais novamente.


O voo inaugural está marcado para acontecer no dia 5 de fevereiro, após acordo firmado entre a Prefeitura de Aripuanã e a companhia aérea Asta. De acordo com o representante Ricardo Gotardi, a retomada das atividades da empresa no município já era esperada.


“Vamos atuar de segunda a sexta-feira, partindo de Cuiabá e passando por Juara, Juína, Aripuanã e Juruena. Serão voos diários que a partir de agora voltam a atender a população de Aripuanã”, disse Gotardi.


Muito contente, o prefeito Ednilson Faitta disse que o feito é resultado do trabalho executado no primeiro ano de gestão. “Trabalhamos com muito afinco para solucionar esse problema e enfim conseguimos o registro da pista. Em breve serão retomados os voos diários da Asta, o que vai facilitar muito para as pessoas que precisam sair em situação de emergência e até mesmo para quem vem para Aripuanã a trabalho ou a turismo”.


Faitta ainda lembrou que anteriormente os voos de Aripuanã até Juína eram fretados, o que segundo ele, encarecia bastante o custo da passagem. “Agora esperamos que a situação normalize e comece a ter um fluxo regular, porque antes não existia a certeza de voos diários”, completou.


Com dimensão de 1.350 metros, a pista do Aeroporto Municipal de Aripuanã estava interditada desde outubro de 2012, sendo liberada no dia 04 de dezembro de 2013.


O anuncio da liberação foi feito somente nesta terça-feira, 21 de janeiro, quando a Prefeitura fechou acordo com a Asta, empresa responsável por voos diários na região.


Alguns setores do aeroporto ainda não estão em totais condições, como terminal de embarque e estacionamento, porém o prefeito solicitou ao secretario de Obras para que tome as providências imediatas de adequação para inauguração no dia 5 de fevereiro.