ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Professor de Sinop participa de Simpósio Internacional

Data: Sexta-feira, 03/12/2010 00:00
Fonte:

Assessoria

Ele pesquisa alternativas de aproveitamento de resíduos de mamona, pinhão manso e crambe na alimentação bovina.

André Soares de Oliveira, professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Sinop, participou como palestrante do “5º Simpósio sobre Manejo Estratégico da Pastagem (Simfor) e 3º Simpósio Internacional sobre Produção Animal em Pastejo”, realizado de 11 a 13 de novembro, na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. O professor atua em projeto de pesquisa que desenvolve estudos para viabilizar o uso na alimentação animal da glicerina bruta e de tortas/farelos de oleaginosas alternativas como o pinhão-manso, mamona e crambe, mas que apresentam toxinas e/ou fatores antinutricionais. O objetivo é desenvolver tecnologias térmicas e químicas para a detoxicação desses resíduos, que são co-produtos industriais do biodiesel.

Realizado desde 2002, o Simfor abrange as diversas áreas diretamente relacionadas à produção, manejo e conservação de plantas forrageiras. Este ano, o evento chegou à quinta edição e é simultaneamente realizado com a terceira edição do Simpósio Internacional sobre Produção Animal em Pastejo. 

Realizado na Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais, o evento contou com mais de 200 participantes e 17 palestrantes de diversas instituições de ensino e pesquisa internacionais e do País. As palestras e debates possibilitaram a troca de conhecimentos sobre recentes avanços científicos na produção e nutrição de animais ruminantes. Para André, sua participação foi positiva não só para ele, quanto para a Universidade. “Nossa participação representou uma excelente oportunidade para divulgar as ações de pesquisa da UFMT/Sinop e ampliar as relações profissionais e institucionais.”
O professor ministrou a palestra “Utilização de co-produtos da indústria do biodiesel na alimentação de ruminantes”, no dia 13 de novembro. Ele apresentou um panorama da produção de biodiesel no Brasil, falou da importância do aproveitamento dos co-produtos e os limites e potencialidades do uso dos mesmos na alimentação animal. Durante o evento, André apresentou resultados de pesquisas desenvolvidas durante seu doutorado e pós-doutorado em 2008 e 2009, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), além de experimentos preliminares já realizados na UFMT, Campus de Sinop, sob sua coordenação.   

André Soares é pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, em Ciência Animal da UFMT, que tem como um de seus objetivos, elaborar recomendações de utilização de sub e co-produtos da agroindústria e da indústria do biodiesel na alimentação animal. Atualmente, ele também coordena o grupo de pesquisa da UFMT em Sinop, “Co-produtos agroindustriais na alimentação de ruminantes”. O projeto desenvolve estudos para viabilizar o uso na alimentação animal da glicerina bruta e de tortas/farelos de oleaginosas alternativas como o pinhão-manso, mamona e crambe, mas que apresentam toxinas e/ou fatores antinutricionais.