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NOTÍCIA

Indígenas autorizam asfalto cortando a Reserva do Xingu

Data: Terça-feira, 14/01/2014 00:00
Fonte: Da Assessoria

Um grande pacto pela logística de escoamento da produção Araguaia foi firmado entre o Governo do Estado, Comunidades Indígenas e lideranças políticas do Norte Araguaia. Nesta segunda-feira, 13.01, o governador Silval Barbosa e o deputado Estadual Baiano Filho (PMDB) receberam o cacique kaiapó Raoni Metuktire que autorizou ao Governo do Estado a execução da pavimentação do trecho de 80km da MT-322/BR-080 que corta o Parque Nacional do Xingu, na altura de São José do Xingu. Do total de 470km, ligando Confresa a Matupá, o único trecho sem asfalto seria os 80km que cortam o Parque do Xingu.


A audiência entre os lideres indígenas e não-indígenas foi articulada no ultimo sábado, 11.01, durante reunião com o cacique Raoni em São José do Xingu. Baiano tem atuado como principal articulador para a pavimentação da rodovia, que propiciará a integração das maiores regiões produtivas do estado, o Araguaia e o grande Nortão. No ultimo ano, Baiano se dedicou na busca de um consenso entre Estado e Indígenas, demonstrando não apenas o potencial econômico e social da rodovia, mas também o compromisso do poder público com a preservação ambiental da reserva.


Em abril, Baiano chegou a promover um grande debate na Aldeia Piaraçu com a presença do cacique Raoni, governador Silval Barbosa e lideranças locais. Na oportunidade, Silval demonstrou aos líderes o papel estratégico da rodovia na retirada da produção do Norte Araguaia, por onde passa diariamente toneladas em soja, milho, arroz e carne. Reticentes, os indígenas exigiram do Estado a realização de obras de manutenção na rodovia e não permitiram a pavimentação do trecho. A preocupação com a preservação ambiental também foi uma das tônicas da conversa.


“Sem duvida alguma que o norte interligado estrategicamente ao Araguaia fortalecerá a participação de Mato Grosso na exportação nacional de grãos, e mais uma vez, o governador Silval Barbosa reafirma seu compromisso com o Araguaia, mesmo diante da grande importância do MT Integrado na região, posso garantir que sua principal obra rodoviária no Araguaia será a interligação do Norte ao Araguaia agregando competitividade a nossa soja, nossa carne e ao nosso milho”, comemorou o deputado Baiano Filho.


A pavimentação da MT-322/BR-080 abrange uma extensão de 470 km, ligando Confresa a Matupá. Estrategicamente, o eixo permitirá a interligação da BR-163 no norte com a promissora BR-158 no Araguaia. Neste formato, as opções de escoamento e exportação se multiplicam, tornando a produção mato-grossense competitiva com escoamento rápido e a baixo custo, com acessos facilitados aos portos de Santarém e Miritituba no Pára pela BR-163, e no eixo da BR-158 com opções por São Luis do Maranhão e Marabá/PA.


O próximo será a execução do licenciamento ambiental dos 80km dentro da reserva. Todo o restante da rodovia, 390km, já se encontra totalmente licitado e com a execução avançada em diversas frentes.


Também participaram da audiência no Palácio Paiaguás, os caciques Puiu Txucarramãe, Pintukre Metuktire, Tarepa Juruna, Akan Juruna, Patxon Metuktire, Ame-ê Metuktire, Bedjoti Metuktire, Patoit Metuktire, o líder comunitário Takadjo Metuktire, o secretário de Estado de Transportes e Pavimentação Urbana Cinésio de Oliveira, o secretário-adjunto de Estado de Comunicação Social Aroldo Souza, o prefeito de Matupá Valter Miotto, o vice-prefeito de São José do Xingu Manoel da Silva Barros, os vereadores Matudjo Metuktire e Divino Santiago Santos de São José do Xingu, o secretário de Agricultura de São José do Xingu Gleiberson Campos Araújo, os produtores rurais Carlito Guimarães e Fátima Roriz Guimarães, entre outros empresários.