ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Nova Xavantina: Sem infra-estrutura, empresários já ameaçam abandonar turismo

Data: Quarta-feira, 01/12/2010 00:00
Fonte:

Fonte:24horasnews/blog/ Sandra Carvalho

Dono de uma das paisagens mais espetaculares de Mato Grosso, o município de Nova Xavantina vive uma situação infelizmente comum em todo o Estado: a falta de infra-estrutura turística. Desanimados, empresários já ameaçam mudar de ramo. Alguns já fecharam suas pousadas, cansados de promessas.

Praia do Chiquito, Ilha Bela, Praia do Côco são apenas alguns das dezenas de pontos turísticos ao longo do rio das Mortes, cujo leito de água esverdeada e areia extremamente branca e limpa, encanta os visitantes, apreciadores da natureza. Não é a toa que o Rio das Mortes é classificado como o terceiro mais limpo do mundo.

As estradas sem conservação constituem um complicador para o desenvolvimento do turismo em Nova Xavantina. De outro lado, falta emprego, oportunidades e que poderiam surgir se os poderes constituídos voltassem seus olhos para o setor.

Uma das estradas a MT-251, que leva ao município de Campinápolis e segue o curso do Rio das Mortes. Várias pousadas estão ali instaladas, mas não atrai a quantidade de turistas suficientes para manter o estabelecimento por conta da péssima condição da estrada.

Na época de temporada, principalmente, são freqüentes os acidentes, como um que vitimou um dos proprietários do Hotel Fazenda, Cristiano Rodrigues. Responsável por pilotar os barcos durante passeio com turistas, ele sofreu acidente envolvendo outro veículo ao retornar da cidade, ainda no primeiro semestre de 2010, por conta da poeira e buracos na pista. Ficou em estado grave, precisou ser internado em leito de UTI e a recuperação lenta foi na cadeira de rodas.

Sua esposa, a turismóloga Fernanda Alves, não esconde a indignação em relação ao que ela chama de descaso das autoridades. Revolta também expressada pela mãe de Cristiano, Clair Dal Soto. “Estamos aqui esquecidos, abandonados”, reclama, lamentando a falta de investimentos em infra-estrutura turística por parte da prefeitura e Governo do Estado , apesar do esforço dos empresários em se manter no setor.

Rita Lopes de Lima, irmã da proprietária da Praia do Chiquito, também defende o asfaltamento da MT 251 como forma de fortalecer o turismo na região. Já a empresária Escarlat Aires de Almeida Pontes, que junto com o esposo é proprietária da Pousada Ilha Bela, fechou as portas do estabelecimento, depois de pesar custo e benefício.

Inclusive a Unemat mantém o curso de Turismo em Nova Xavantina, criado justamente por causa do potencial do município, mas acadêmicas como Marilene Rodrigues e Claudete Knup reconhecem que prá colocar efetivamente em prática o que aprenderem na faculdade e com retorno financeiro vai ser bem difícil se não houver um investimento efetivo no setor no município.