ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Secretaria de Saúde emite nota de esclarecimento à população de Aripuanã e à comunidade de Conselvan

Data: Quinta-feira, 09/01/2014 00:00
Fonte: Da Assessoria


Nota de esclarecimento à população de Aripuanã e à comunidade de Conselvan

 

Diante dos acontecimentos ocorridos nos últimos dias na comunidade de Conselvan, viemos através deste prestar os devidos esclarecimentos à população.

 

Em meados do mês de dezembro de 2013, fomos procurados pelo médico contratado para prestar atendimento na comunidade de Conselvan, Dr. Ailton Nogueira, nos comunicando, verbalmente, que se ausentaria do seu posto de trabalho por aproximadamente 15 dias para resolver assuntos pessoais e que havia conseguido um profissional para substituí-lo neste período.  Acreditando nesta postura,  concordamos prontamente, pois não haveria interrupção e nem  prejuízo à assistência médica prestada à população.

 

Salientamos que é de praxe e de comum acordo, entre os médicos, estas trocas de expediente de trabalho, onde não acarreta ônus para o poder executivo.

 

Causou-nos estranheza o fato do médico substituto, em  seus atendimentos,  utilizar o carimbo  do Dr. Ailton e não o dele próprio. A partir deste momento fizemos uma busca no CRM – Conselho Federal de Medicina e constatamos que tal profissional não era inscrito neste órgão regulatório da medicina do nosso país e portanto não pode de maneira alguma prestar atendimento médico em território nacional.

 

Após averiguado o fato, liguei para a UBS - Unidade Básica de Saúde  comunicando  à equipe  e determinando ao profissional a interrupção imediata dos seus atendimento e que  se retirasse da unidade.

 

Esta é a nossa postura e intuito: Respeitar a população e levar uma saúde de qualidade a todos. Não posso permitir que uma pessoa que não é devidamente regulamentada em uma profissão exerça suas atividades e muito menos coloque em risco uma população de aproximadamente 5.000 pessoas.

 

O que tem pautado nossa gestão diante a Secretaria Municipal de Saúde e a gestão Ednilson Faitta, é a busca pelo atendimento humanitário e igualitário, sem distinção de cor, credo, raça, posição política ou condição social.

 

Com relação ao Sr. Claudionaldo Aguilar, vereador eleito e residente em Conselvan, o qual tem alardeado algumas inverdades sobre o ocorrido, principalmente através de mídias sociais, segue o meu esclarecimento:  

 

1) Conforme relatado acima e de acordo com nosso objetivo e caráter, buscamos levar um atendimento humanitário a todos, independente de sua escolha política e muito menos sua conta bancária ou status social. Não podemos em hipótese alguma sacrificar a maioria para benefícios de poucos. E o Senhor, Vereador, como representante eleito pelo povo, deveria realmente se inteirar dos fatos de maneira idônea, escutar realmente a todos e não essa minoria. A coletividade de Conselvan é muito maior que qualquer pessoa ou grupo;

 

2) Procuramos montar na UBS de conselvan uma equipe coesa e engajada em busca de levar a todos um atendimento digno e de respeito, o qual a população de Conselvan merece. Pois é uma população sofrida vivendo em um lugar distante e de difícil acesso. Temos hoje uma equipe imbuída  e que não mede esforços para atender a todos, inclusive sábados, domingos, feriados e muitas vezes madrugada afora. Hoje podemos dizer que temos um ambiente de trabalho ótimo dentro da equipe   pois temos todos o mesmo pensamento e não vemos interesse político na nossa profissão. Com saúde, Senhor vereador, não se faz política.  Saúde não é política;

 

 

3) Em todas as UBS, em todo o país, existe uma enfermeira responsável técnica pela unidade  e esta pessoa é subordinada ao Secretário Municipal de Saúde, portanto ela deve levar as informações e a rotina da UBS ao gestor da pasta, assim como  as técnicas de enfermagem,  os agentes comunitários de saúde, os agentes de combate a endemias e a equipe de apoio. São eles que vivem o dia a dia da unidade e sabem da realidade da comunidade. Temos uma equipe altamente competente e dedicada. O Senhor não trabalha lá, não tem a mínima idéia das rotinas destas pessoas, que se dedicam com afinco para levar à população uma saúde digna e de qualidade, abrindo mão muitas vezes do convívio de sua própria família para dar suporte a outras pessoas;

 

4) Temos hoje uma profissional altamente competente, dedicada e acessível à população de Conselvan, que é a enfermeira Rosângela. Ela zela pelo bom andamento do atendimento, e muitas vezes foi abandonada e deixada sozinha assim como suas colegas de trabalho em alguns atendimento, sem o apoio profissional mais especializado. Mas em momento algum deixou o paciente sem assistência. Portanto, Senhor Vereador, não julgue uma pessoa sem antes caminhar pelo menos sete léguas com os calçados dela;

 

5) As obras estão realmente fora do cronograma,  pois a prefeitura não recebia os devidos  recursos do governo federal a alguns meses. Portanto não transfira para o Prefeito Ednilson Faitta a incompetência de outros. Além do que, já que o Senhor tem tantos contatos a nível estadual e federal, porque não procurou se inteirar dos fatos, referente ao atraso, e usou sua “influência” para agilizar a liberação dos devidos recursos? Esse não seria um papel do vereador?


Mas não será preciso “se esforçar para ajudar”, pois os repasses federais foram disponibilizados no último dia 08 de janeiro e já foram dadas as devidas ordem de retomada das reformas.

 

6) A falta de médicos no interior é uma realidade nacional. Vejo que o Senhor não tem acompanhado a mídia no último ano, está um “pouquinho” desatualizado, portanto, mais uma vez, não transfira para a Gestão Ednilson Faitta um problema nacional, ele foi eleito para Prefeito e não para Presidente da República.


Fomos cadastrados nos programas do Governo Federal, como o Mais Médico, mas não fomos contemplados por tal programa achar que Aripuanã não tem necessidade.


O Senhor não nos acompanha no dia a dia em nossas negociações com os profissionais médicos, além disso, o novo médico que está atendendo em Conselvan, desde o primeiro contato que com ele fizemos e durante sua visita a nossa cidade, se mostrou altamente favorável em ir para Conselvan. Tenha certeza que se não temos mais médicos não foi por nossa escolha, foi por escolha de alguns que queriam dar sequência em um STATUS QUO de dar prioridade de atendimento a alguns em detrimento a outros, o que não condiz com nossos ideais.

 

7) Com relação aos estagiários não é a enfermeira quem decide se eles vêm ou não. Não invente inverdades Senhor Vereador. Conforme contrato firmado pelo Secretário Municipal de Saúde, Sr. Clayton de Carvalho Esteves, autorizado pelo Sr. Prefeito Ednilson Faitta,com a ITPAC PORTO, faculdade de medicina de Porto Nacional, no Tocantins, os estagiários só não virão se não quiserem ou por algum motivo que nos causarão estranheza, pois como pode ver nos documentos aqui disponibilizados, queremos que eles aqui façam seu estágio e após o término procuraremos sim viabilizar seu estabelecimento em nossa região.


Portanto, Senhor Vereador, permita-se ser arrebatado por um momento de lucidez e deixe que a verdade lhe abra as portas da percepção, nem que seja por breves momentos, quem sabe desta maneira o Senhor enxergue além de suas falácias.

 

Vereador é também um servidor público. É pago com o dinheiro do povo, portanto trabalha para o povo e não para um determinado grupo.



Anexo abaixo segue os termos de compromisso:
 

ANEXO 1


ANEXO 2