ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Sema apreende mais de 2 mil redes e sete toneladas de peixe nos rios de MT

Período de defeso da piracema segue até o próximo dia 29 de fevereiro

Data: Quarta-feira, 08/01/2014 00:00
Fonte: 24 Horas News

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) irá inutilizar mais de 2 mil redes e tarrafas usadas na pesca depredatória. O material apreendido em operações de fiscalização durante o período de defeso da piracema de 2013-2014 e 2012-2013 será incinerado em um forno localizado no distrito industrial de Cuiabá.

 

O material que estava recolhido em um deposito na Sema foi reunido em sete caminhonetes. Além do material apreendido cerca de 150 quilos de pescado irregular, das espécies pintado, cachara, jaú e pacu, apreendidos nos últimos dias no rio Cuiabá nas proximidades das comunidades de Valo Verde e Engenho Velho, no município de Santo Antônio do Leverger, serão doados a Associação dos Amigos da Criança com Câncer (AACC) e Casa do Imigrante, da Pastoral Imigrante.


O superintendente de Fiscalização da Sema, Osmar Farias, disse que desde o início do período de defeso da piracema, em 1º de novembro até agora, já foram apreendidos em operações de fiscalização cerca de 7 toneladas de pescado irregular. “Esse numero de apreensões já é maior do que todo o pescado irregular apreendido no ano passado”. Segundo o superintendente, a explicação para o grande volume de apreensões realizadas nesta piracema é o aumento do efetivo envolvido nas operações. “O trabalho conjunto entre a Sema, Polícia Civil por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), a Polícia Militar Ambiental e o Juizado Volante Ambiental (Juvam), tem trazido resultados expressivos”, destacou.


Entre os meses de novembro e dezembro de 2013 um total de 6.390 pessoas foram abordadas e orientadas; a fiscalização vistoriou 2.353 veículos, 298 embarcações e o estoque de vários empreendimentos. Nesses dois meses foram apreendidos dois veículos; 56 embarcações; 31 peças de pescado; 1.999 apetrechos utilizados na pesca depredatória; 12 armas; dois motores e 20 pessoas foram presas. A Sema emitiu 19 Autos de Infração; 105 Autos de Inspeção; 84 Termos de Apreensão e 16 Termos de Doação de pescado a entidades filantrópicas.


De acordo com o superintendente, as fiscalizações continuarão a ser realizadas nos pontos considerados mais críticos entre eles a Baixada Cuiabana. Além disso, no interior do estados as unidades desconcentradas da Sema também estarão intensificando as fiscalizações, com o apoio da Polícia Militar Ambiental. O período de defeso da piracema segue até o próximo dia 29 de fevereiro sendo proibida a pesca no estado inclusive na modalidade pesque e solte.