ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Sintep/MT reinicia atividade e convoca educadores para discutir pauta de reivindicações 2014

Assembleia geral será realizada na segunda-feira (13) às 14h em Cuiabá

Data: Terça-feira, 07/01/2014 00:00
Fonte: Da Assessoria

O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) reiniciou as atividades em 2013 na segunda-feira (6) e convoca os educadores da rede estadual de ensino para discutir a pauta de reivindicações 2014. Nos dias 11 e 12 será realizado o Conselho de Representantes e na segunda-feira (13) a Assembleia Geral da categoria com objetivo de discutir pontos pendentes da luta sindical, como o chamamento dos classificados no último concurso público e a ausência de contrato para os interinos em janeiro deste ano.


Os serviços prestados pela sede do Sintep/MT na Capital retornaram no dia que a maioria dos educadores também retomam às unidades escolares para a continuidade do ano letivo 2013. Sem contratos que garanta a remuneração dos interinos esta será uma das pautas a ser discutida pelos trabalhadores no Conselho e na Assembleia. Nas 2 instâncias o assunto será amplamente debatido para deliberar os encaminhamentos da categoria.


O presidente do Sintep/MT Henrique Lopes do Nascimento diz que a entidade está acompanhando a situação dos professores interinos desde o final da greve em 2013. Henrique define a falta de contratos como uma "política de negação dos direitos trabalhistas" e afirma que o assunto terá encaminhamentos com a posição da categoria.


Durante esta semana os trabalhadores das subsedes estarão reunidos para fazer a avaliação do calendário 2013/2014 e nos dias de atividades sindicais, o presidente do Sintep/MT diz que deverá haver amadurecimento sobre os encaminhamentos. "Façam o debate na escola, participem das atividades nas subsedes e apontem os rumos da luta da categoria em 2014", diz Henrique.


"Nós vamos reafirmar o nosso retorno às aulas e a assembleia geral discutirá a pauta de reivindicações em 2014. Entre os assuntos que serão tratados tem a questão pendente, que é a política de negação do direito do trabalhador, que é negar o pagamento pelos dias de reposição de aulas", completa o presidente do Sintep/MT . Segundo Henrique, a reposição é um compromisso dos educadores com a sociedade, mas o cumprimento do ano letivo deve ser acompanhado da garantia do direito do trabalhador.


"Que o ano de 2014 seja de muitas lutas, tanto do ponto de vista das redes municipais como estadual. O ano de 2013 encerrou com saldo positivo. A greve de 67 dias culminou com conquistas inéditas para os funcionários do Estado e 2014 não será diferente, será o ano de ampliar as nossas conquistas", prevê Henrique.


Outros assuntos serão tratados em amplo debate no 1º Conselho de Representantes e 1ª Assembleia geral de 2014, como a campanha salarial de 2014, a posse dos classificados no concurso público, investimentos das receitas da educação na educação, melhoria da estrutura física das escolas. Confira a minuta da pauta de reivindicações.


Agenda dos trabalhadores da educação

Conselho de Representantes
11 e 12 de janeiro às 9h na sede do Sintep/MT em Cuiabá

Assembleia geral
13 de janeiro às 14h na Escola Estadual Presidente Médici em Cuiabá