ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Secretário de Saúde fala sobre situação do atendimento médico em Aripuanã

Data: Segunda-feira, 06/01/2014 00:00
Fonte: Redação e foto: TOP NEWS/ EDSON PRATES

Na manhã de segunda-feira, dia 6 de janeiro, o secretário municipal de Saúde, Dr. Clayton de Carvalho Esteves, falou sobre a situação atual do atendimento médico na Cidade de Aripuanã.


Atualmente são só três médicos disponíveis para atender todo o Município. Segundo o secretário, a previsão é de que até o dia 15 de janeiro outros dois profissionais sejam contratados para melhorar o atendimento à população aripuanense.


“Fizemos a licitação para contratar novos médicos no final do ano passado. Até esta terça-feira deve chegar mais um médico para os PSFs e até sexta chega outro para trabalhar no Hospital Municipal. Acreditamos que até a primeira quinzena deste mês estejamos com o quadro médico completo”, afirmou.


Dr. Clayton citou o número de médicos, que segundo ele, seria suficiente para atender a demanda, ressaltando que a intenção é colocar o PSF do Bairro Vila Operária para funcionar ainda este ano. “Nessa situação seriam necessários sete médicos, incluindo o atendimento à população de Conselvan”, disse.


O secretário municipal de Saúde também citou quais os locais onde o cidadão aripuanense encontrará atendimento médico. “No período da manhã no PSF do Centro, à tarde no PSF do Jardim Planalto, além do Hospital Municipal, esses são os nossos três pontos de atendimento”, explicou.


Em relação ao interior da Cidade, ele esclarece que por enquanto o atendimento está suspenso devido ao número reduzido de médicos. “Com a saída de alguns profissionais tivemos que parar de atender a Zona Rural, essa situação aumentou a demanda na sede do Município. Agora com a contratação de mais médicos vamos retomar nossas ações no interior”, garantiu.


De acordo com Dr. Clayton, a principal dificuldade para conseguir a contratação de médicos para Aripuanã está relacionada aos problemas com as estradas da região. “Realmente essa situação dificulta o interesse desses profissionais em virem para cá, inclusive muitos chegaram a nos relatar sobre isso durante as negociações”.


O secretário ainda falou sobre os serviços de reforma de estrutura física dos PSFs e do Hospital Municipal. “Estamos reformando os postos de Saúde do Jardim Planalto, Centro e de Conselvan. A previsão de término dessas obras a princípio seria de três meses, mas esse período deve ser prolongado por causa das chuvas”.


Segundo ele, o maior problema é com a estrutura do PSF da Cidade Alta e do Hospital Municipal. “São estruturas que necessitam de grandes reparos. Para se ter uma ideia, o teto da sala de odontologia do PSF está caindo e nós tivemos que suspender o atendimento no local por causa desse problema, já no Hospital molha muito porque nunca foi feito nenhuma manutenção na sua parte interna”, finalizou.