ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Arqueólogos descobrem tumba de faraó que reinou há 3.800 anos

Pouco se sabia sobre o faraó Sobekhotep I, da 13ª dinastia do Antigo Egito. Tumba foi descoberta há um ano, mas só foi identificada semana passada.

Data: Segunda-feira, 06/01/2014 00:00
Fonte: AFP

Uma equipe de arqueólogos americanos identificou uma tumba de 3.800 anos como sendo a de Sobekhotep I, um faraó da 13ª dinastia do Antigo Egito, indicou nesta segunda-feira (6) o ministério egípcio das Antiguidades.


Essa descoberta, realizada na cidade de Abydos, no estado de Sohag, é importante, já que os especialistas pouco sabiam sobre este faraó que "governou o Egito durante quatro anos e meio, o reinado mais longo da época", declarou uma autoridade do ministério, Ayman El-Damarani.


 Foto tirada no dia 1º de janeiro, divulgada nesta segunda-feira (6) pelo Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, mostra a câmara que abriga o sarcófago do faraó Sobekhotep I, no sul de Abydos, no Egito. (Foto: Photo/SCA)Foto tirada no dia 1º de janeiro, divulgada nesta segunda-feira (6) pelo Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, mostra a câmara que abriga o sarcófago do faraó Sobekhotep I, no Egito (Foto: Photo/SCA)


A equipe americana da Universidade da Pensilvânia descobriu há um ano o imponente sarcófago do soberano, que pesa mais de 60 toneladas.


Contudo, os arqueólogos só o identificaram há uma semana, após a descoberta de uma inscrição com o seu nome que o reprenta sentado no trono. Urnas funerárias e objetos pertencentes ao faraó também foram encontrados no local.


 Imagem mostra fragmentos da tumba do faraó Sobekhotep I encontrados por pesquisadores emericanos. (Foto: AFP Photo/SCA)Imagem mostra fragmentos da tumba do faraó Sobekhotep I encontrados por pesquisadores emericanos (Foto: AFP Photo/SCA)