ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Matrículas em escolas de MT que não aderiram à greve começam nesta 2ª

Ao todo, são disponibilizadas 50 mil vagas para novos alunos nas unidades. Ano letivo está previsto para começar no dia 3 de fevereiro deste ano.

Data: Segunda-feira, 06/01/2014 00:00
Fonte: Do G1 MT

As matrículas para o ingresso de novos alunos na rede estadual de ensino de Mato Grosso começam nesta segunda-feira (6). Porém, poderão ser feitas somente nas escolas que não aderiram à greve e que entraram em recesso no mês de dezembro de 2013. De acordo com a secretária de Educação do Estado, Rosa Neide Sandes de Almeida, serão disponibilizadas 50 mil vagas. O ano letivo nessas escolas está previsto para começar no dia 3 do mês que vem.

 

Por conta da greve dos professores que durou mais de dois meses, no ano passado, foram estabelecidos dois calendários para o ano letivo deste ano. As que não aderiram à greve dos trabalhadores do setor, que durou mais de dois meses, vão dar início às atividades no dia 3 de fevereiro, enquanto as demais vão começar as aulas no dia 17 de março.

 

Ocorre que as escolas que entraram em greve deverão ainda concluir o período de reposição das aulas perdidas até o dia 24 de fevereiro. Para garantir o cumprimento dos 200 dias letivos, as deverão realizar aulas aos sábados.

 

Greve

A greve dos trabalhadores da rede estadual de ensino acabou no dia 17 de outubro, após 67 dias. Os profissionais aceitaram a proposta do governo que prevê dobrar o salário em até 10 anos, começando em março do ano que vem. Os grevistas também concordaram em receber o pagamento da hora-atividade dos professores contratados de forma parcelada, finalizando em 2016.

 

Evasão

A Seduc estima que cerca de 30% dos estudantes do período noturno da rede pública, o que corresponde a 30 mil alunos, não retornaram às aulas após o fim da greve de pouco mais de dois meses dos profissionais do ensino.