ARIPUANÃ, Terça-feira, 16/04/2024 -

NOTÍCIA

Secopa anuncia o 1º lote de cadeiras da Arena Pantanal

Primeira carga terá 1,2 mil cadeiras, que serão instaladas nas arquibancadas

Data: Segunda-feira, 06/01/2014 00:00
Fonte: LISLAINE DOS ANJOS/ Midia News

Os primeiros assentos que serão instalados na Arena Pantanal chegam nesta semana, segundo informações do secretário extraordinário da Copa do Mundo (Secopa), Maurício Guimarães.



“Até segunda-feira (6), nós teremos a primeira carga com 1,2 mil cadeiras chegando em Cuiabá para começarem a serem instaladas nas longarinas”, afirmou.



A Kango Brasil Ltda., responsável pela execução do contrato de R$ 18,2 milhões, já finalizou, na semana passada, a instalação das primeiras longarinas que serão usadas para fixação de duas mil cadeiras nas arquibancadas do estádio.



"Até segunda-feira (6), nós teremos a primeira carga com 1,2 mil cadeiras chegando em Cuiabá, para começarem a serem instaladas nas longarinas"


Ao todo, a empresa deverá fabricar 46,7 mil assentos para a Arena Pantanal, dos quais quase 42 mil serão instaladas para o modo Copa do Mundo.



Apesar do atraso no início da instalação dos assentos – que antes deveriam ter sido finalizados em 20 de dezembro de 2013 –, o secretário confirmou a finalização dos trabalhos a tempo para a inauguração do estádio em fevereiro deste ano, conforme reajuste do cronograma feito junto à Federação Internacional de Futebol (Fifa).



“Estamos hoje com 90% das obras concluídas. Já praticamente finalizamos a cobertura, estamos colocando o forro. Já finalizamos a instalação da membrana de revestimento e já estamos com a fase de instalação das cadeiras bem adiantada”, disse.



Segundo Guimarães, com o gramado já executado em dezembro passado, falta apenas a finalização de toda a área externa da arena, o que deverá ser feito nas próximas semanas.



“A pavimentação externa nós devemos finalizar dentro de 10 dias, principalmente com esse tempo mais firme agora”, afirmou.



Arena Pantanal

"A pavimentação externa, nós devemos finalizar dentro de 10 dias"


O Complexo da Arena Pantanal possui 34 hectares e só o estádio compreenderá quase 104 mil m² desse espaço. A obra, orçada em R$ 570 milhões, tem sua estrutura executada pela Construtora Mendes Júnior.



Os dois últimos pavimentos dos setores norte e sul do estádio são desmontáveis, o que possibilitará a redução de cerca de 17 mil assentos – diminuição que será analisada no período pós-Copa conforme a demanda real de público para eventos esportivos e culturais.



A parte interna terá 97 camarotes, além de 1,2 mil lugares reservados à imprensa, 948 banheiros, 20 escadas de acesso e 12 elevadores.



Quanto ao estacionamento, serão 380 vagas dentro da Arena e mais 2,4 mil do lado de fora.



Os projetos de paisagismo serão feitos, como a criação de lagos artificiais, bem como haverá a construção de uma escalinata – estrutura arquitetônica 


Edson Rodrigues/Secopa

Pavimentação da área externa será finalizada dentro dos próximos dias, segundo a Secopa

que funcionará como ponto de encontro para os torcedores.



Uma grande passarela irá ligar o estádio ao entorno, área com mais de 300 mil m2, deverá contar ainda com uma praça com áreas de lazer, pista de caminhadas e atividades esportivas, espelho d'água, lanchonetes e restaurantes.



Durante a primeira fase da Copa do Mundo, irão jogar em Cuiabá Chile, Austrália, Colômbia, Rússia, Nigéria, Japão, Coreia do Sul e Bósnia.



A inauguração da Arena Pantanal está prevista para fevereiro de 2014, com a realização de um torneio quadrangular com times mato-grossenses.