ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

TECNOLOGIA A FAVOR: Aplicativo facilita uso de táxi

Data: Quarta-feira, 01/01/2014 00:00
Fonte: Nayana Bricat/ Gazeta Digital

A geração dos smartphones tem garantido grandes mudanças a economia. Através da tecnologia novos nichos de mercado surgiram. Exemplo disso são os aplicativos (Apps) para chamar táxis pelo celular que, além de garantir facilidade aos motoristas e passageiros, aumenta o ganho dos profissionais. O negócio tem dado certo em Cuiabá e em outras grandes capitais do país. Taxistas aprovam a nova tendência, mas as chamadas rádio táxis podem perder associados.


No mercado há 1 anos e 6 meses, a 99 Táxi já tem cerca de 30 mil taxistas cadastrados no aplicativo em todo o Brasil. Em Cuiabá, o número representa quase um terço da quantidade de taxistas regulamentados. Com 700 taxistas na Capital, 200 deles já trabalham com o App 99 Táxi que começou a funcionar na região no início de novembro. Segundo o presidente da empresa criadora do App, Paulo Veras, o índice registrado na Capital mato-grossense foi surpreendente, já que em 2 meses foram muitos taxistas participantes.


O programa pode ser baixado em smartphones com as plataformas Android e IOS. É gratuito tanto para o motorista quanto para os passageiros. Funciona da seguinte forma: ao fazer o download, a pessoa precisa preencher um cadastro com seus dados e inclusive uma foto no perfil para identificar-se. “Quando o passageiro chama um táxi, nós indicamos os 5 carros mais próximos, o que acaba reduzindo o tempo que de espera, que demora em média 7 minutos. Após a escolha do táxi, o cliente vê no celular quem será o motorista que irá levá-lo até o local desejado, qual o veículo e onde está para saber quanto tempo terá que esperar”.


Segundo Veras, essa é uma forma de garantir maior segurança para ambos, já que com a instalação do aplicativo o usuário recebe um código pelo celular que deve ser digitado, demonstrando assim que é o proprietário do celular. “Isso é feito apenas uma vez, quando o App é baixado.


Nas outras vezes que for usar não é preciso digitar nenhum código, apenas o endereço de localização para realizar a busca do carro mais próximo”. A empresa se inspirou em métodos encontrados no exterior e é a pioneira com o App no país, e pretende garantir novos serviços para os usuários em 2014. “Vamos dar a oportunidade de novas empresas se conveniarem à 99 Táxi. Vai funcionar praticamente como o convênio tradicional já existente.


O diferencial está na taxa cobrada do taxista, apenas 9%, e o restante do valor ele pode receber em até 2 dias úteis”. Por não cobrar nada pelo download do App, a empresa tem investidores que fomentam a ideia que já gerou pouco mais de 60 empregos. A 99 Táxi está presente em diversas capitais do país e pretende expandir para outros municípios no próximo ano. 



Repercussão - Para os taxistas a novidade trouxe mudanças positivas no mercado. Jean Rodrigues trabalha no ramo há 8 anos e alguns meses atrás começou a utilizar aplicativos no seu celular para auxiliar no trabalho e garante que o número de corridas já aumentou. “Não só o número cresceu mas também a qualidade.


Hoje me sinto mais tranquilo ao pegar um passageiro em determinado local, já que posso ver quem é ele antes de chegar”. Rodrigues comenta que já pensou em deixar de prestar serviço para a rádio táxi que é conveniado, já que os aplicativos fazem o mesmo serviço sem que seja necessário gastos expressivos. “Pago R$ 340 para a companhia todo mês, e quando preciso de manutenção em algum aparelho tenho que pagar à parte. Não entendo por que pagamos por um serviço que não recebemos”.


Sobre o possível lançamento de um convênio com a empresa que criou o App, ele se mostra interessado e diz que é mais rentável que o convênio que utiliza atualmente. 
Presidente da Coopeporto, uma cooperativa de táxi localizada no aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande, José Luiz Cavalcante, diz que os aplicativos não ameaçam o funcionamento das cooperativas já que elas garantem alguns serviços exclusivos como o convênio com algumas empresas. “Isso os aplicativos não conseguiriam fazer porque é algo regional e a maioria é de outras capitais”. Segundo ele, a nova ferramenta deve até ajudar os taxistas a conseguirem mais passageiros. 



Outros aplicativos
 - Além deste, outros aplicativos com o objetivo de facilitar a vida dos taxistas e passageiros também foram criados. O Easy Táxi é o App que mais se parece com as funções do anterior, presente em 56 cidades no Brasil e em outros países. Foi fundado em abril de 2012 e tem 1,8 milhão de pessoas cadastradas em 27 cidades no Brasil e 29 cidades no exterior. O Go James, se difere um pouco dos demais. O o App chama táxis de luxo e ainda agenda viagens com hora marcada. É muito utilizado por empresas que solicitam o serviço. O Meia Bandeirada é o App que mais ajuda no bolso do usuário, já que administra o transporte para empresas e incentiva os passageiros a dividirem a corrida quando forem para o mesmo lugar. Foi fundado em 2010 e tem 3 mil pessoas cadastradas em São Paulo.