ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Aprenda a fazer fraldinha com maçã e passas para a ceia de réveillon

Consultor gastronômico italiano Paride Barban ensina receita. Prato é coberto com fatias de bacon e maçã verde.

Data: Segunda-feira, 30/12/2013 00:00
Fonte: Do G1 MT
Paride Barban é uma sugestão de pratos para a ceia de réveillon (Foto: Divulgação/ Acrimat-MT)Prato é uma sugestão de pratos para a ceia de réveillon (Foto: Thiago Suiço/ Acrimat-MT)

 

Para a ceia do réveillon deste ano o G1 dá uma dica:  fraldinha enrolada com maçã verde e passas marinadas no vinho tinto e canela. Quem ensina a fazê-lo é o consultor gastronômico italiano 'Paride Barban'. A receita faz parte do livro lançado neste mês pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e que apresenta diferentes formas de preparar pratos à base de cortes bovinos. 

 

Ingredientes:
1 fraldinha
1 maçã verde
½ colher de café de canela
500 ml de vinho tinto
100 gramas de uva passa preta
2 colheres de manteiga
250 gramas de bacon fatiado
Ervas finas e sal a gosto

 

Modo de preparo:
Lavar a maçã e cortar em fatias, descartando o miolo, colocá-la em um pote com o vinho tinto, a canela e a uva passa. Deixar descansar na geladeira por uma hora. Quando a marinada estiver pronta, abrir a fraldinha em uma tábua, salgar um pouco e acomodar as fatias de maçã por toda a carne, acrescentando a uva-passa também. Enrolar a carne começando pela ponta e chegando até a gordura, deixando-a por baixo. Reserve o vinho.



Abrir as fatias de bacon em um prato, colocar a carne enrolada e fechar as extremidades do bacon. Em uma frigideira quente, derreter a manteiga e colocar as ervas, feito isso, acrescentar a carne fritando-a em todos os lados. Colocar em uma assadeira em forno preaquecido a 180 graus por 90 minutos ou até o ponto desejado. Com o vinho reservado, colocar na frigideira onde foi fritada a carne e deixar engrossar.

 

Sugestão para servir: quando a carne estiver pronta, deixar descansar fora do forno poucos minutos, fatiar e servir em um prato com rúcula, assim o gosto da rúcula irá quebrar o sabor doce da preparação.