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NOTÍCIA

Estado investe mais de R$ 26 milhões na construção e manutenção de pontes

Data: Sábado, 28/12/2013 00:00
Fonte: Odocumento

Em 2013 a Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu/MT) investiu cerca de R$ 6,6 milhões em aproximadamente 1,7 mil metros entre construção, reconstrução e reforma de 69 pontes de madeira no estado de Mato Grosso. O investimento representa um incremento de 14% em relação ao ano passado.


A reconstrução totaliza aproximadamente 700 metros de serviços executados pelas regiões Noroeste, Sudoeste, Sudeste, Sul, Centro-Norte e Centro do estado. Apenas a ponte sobre o córrego Aquidoboro na rodovia MT-373, em Poxoréu (251 km ao Sul da capital) foi construída nesse período em caráter emergencial já que a meta é substituição das pontes de madeira pelas de concreto.


Os serviços de reforma somam mais da metade com cerca de mil metros executados nas regiões Sul, Sudeste, Oeste, Centro, Centro-Oeste e Norte. A medida adotada pela Setpu é uma constante realizada ano a ano para garantir que comunidades inteiras não fiquem isoladas, principalmente nos períodos de chuvas.


OUTRAS REGIÕES

Para garantir melhores condições de tráfego, o Governo do Estado ainda concluiu a construção de sete das oito pontes de concreto em execução no ano de 2013. As obras executadas nas regiões Nordeste, Noroeste e Sudoeste tiveram este ano o investimento de aproximadamente R$ 21 milhões.


Na região Nordeste, foram finalizados os serviços de quatro pontes sobre os rios Fontoura, Sabino, Catingudo e Jacaré Valente na rodovia MT-437, considerada um importante eixo do Norte do Araguaia por interligar as rodovias federais BR-158 e 163. No Sudoeste, foi concluída a construção da ponte sobre o rio Mutum, na rodovia MT-456, que substitui a ponte de madeira existente desde 1977.


No Noroeste do estado, duas pontes foram concluídas na rodovia MT-220 uma sobre o rio do Sangue e outra sobre o córrego Corgão ambas executadas pela Ster Engenharia. Ainda na região Noroeste, foi iniciada a construção da ponte de concreto sobre o rio Aripuanã que substituiu a maior ponte de madeira da América Latina com 350 metros de extensão. A obra está com 10% dos serviços executados e o investimento é de cerca de R$ 16,5 milhões.