ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Fundo de Financiamento Estudantil tem juros baixo e período de carência

Financiamento do Ministério da Educação tem juros de 3,4% ao ano. Após conclusão do curso, estudante só começa a pagar após 18 meses.

Data: Sexta-feira, 27/12/2013 00:00
Fonte: Do G1, em São Paulo

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa destinado a financiar um curso superior em uma faculdade particular. O aluno só paga o montante devido depois de se formar.


Durante o curso o estudante paga no máximo R$ 50 a cada três meses, para abater os juros da dívida, que são de 3,4% ao ano. Nos 18 meses depois de concluir o curso, o universitário continua pagando esse mesmo valor.


Confira a lista de cursos e instituições que participam do programa e faça uma simulação de financiamento.


Só ao final desse período, chamado de carência, o estudante começa a pagar as mensalidades. O tempo para quitar a dívida varia de acordo com o período do curso. Nos cursos com quatro anos de duração, ele tem um prazo de 13 anos para quitar a dívida.


O supervisor de vigilância Moisés Ferreira Garcia, de 51 anos, está na universidade pela terceira vez. Nas outras duas ocasiões ele teve que interromper o curso porque não tinha dinheiro para pagar a mensalidade. Desta vez, ele recorreu ao Fies. "Com certeza dessa vez eu vou até o fim do curso e com o Fies depois de estar formado eu vou pagando o curso", afirmou.