ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Sema apreende 55kg de pescado irregular em Tangará

Data: Sexta-feira, 27/12/2013 00:00
Fonte: Só Notícias com assessoria (foto: arquivo)

Em operação conjunta com a Polícia Ambiental de Barra do Bugres contra a prática de pesca depredatória, fiscais da unidade regional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) de Tangará da Serra apreenderam, na semana passada, 55 quilos de pescado e vários apetrechos de pesca entre eles, duas redes e três tarrafas. Durante a operação, três canoas que estavam sendo utilizadas para pesca depredatória foram destruídas e 16 exemplares ainda vivos de cachara e quatro de pintado, encontrados em cativeiro, foram soltos.


O diretor da Unidade Desconcentrada (DUD) de Tangará da Serra, Jeferson Zucchi, disse que as apreensões fizeram parte de uma operação conjunta realizada entre os dias 12 a 21 de dezembro nos rios Sepotuba, Santana, Bugres e Paraguai. Na operação também foram feitas fiscalizações nos estoques de pescado em empreendimentos em São José do Rio Claro.


"As apreensões, totalizando 55 quilos de pescado e apetrechos, foram feitas em estradas, vindo do Rio Paraguai, no município de Arenápolis. Os exemplares vivos foram encontrados na mesma região", contou o diretor.


De acordo com Zucchi, durante a operação quatro pessoas foram presas e conduzidas até a delegacia de Arenápolis, sendo autuadas por prática de pesca depredatória. Todo o pescado apreendido na operação foi doado para uma entidade de Arenápolis. O período de defeso da piracema segue até mês de fevereiro sendo proibida a pesca no estado até lá, inclusive na modalidade pesque e solte.


"Os trabalhos de fiscalização são contínuos e mais operações serão realizadas ainda neste período", alertou Zucchi. A Sema disponibiliza ainda o telefone da Ouvidoria Setorial do órgão, que é o 0800 65 3838 e o site, www.sema.mt.gov.br, no link da Ouvidoria, onde está disponível uma ficha para receber as denuncias.


As denúncias também podem ser encaminhadas para as demais unidades do órgão, nos municípios de Sinop, Cáceres, Barra do Garças, Juína, Rondonópolis, Tangará da Serra, Alta Floresta, Guarantã do Norte, Aripuanã, Vila Rica e Juara. Desde o início do período de defeso da piracema, no mês de novembro, mais de 300 quilos de pescado irregular já foram apreendidos pelos fiscais da regional de Tangará da Serra, que abrange 14 municípios