ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

TRE-MT desaprova contas de campanha do vereador Domingos Sávio

Data: Sexta-feira, 20/12/2013 00:00
Fonte: Walmir Santana/ Olhar Direto

 

Foto: Reprodução

TRE-MT desaprova contas de campanha do vereador Domingos Sávio

 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) não acolheu o recurso interposto pelo vereador Domingos Savio Boabaid Parreira e desaprovou suas contas de campanha nesta quinta-feira (19). O Edil buscava na segunda instância reformar a sentença proferida pelo Juízo da 54º Zona Eleitoral de Cuiabá, que já havia desaprovado as contas.



A decisão do pleno ocorreu devido as falhas na prestação de contas referente às Eleições de 2012 do vereador por Cuiabá. Na defesa o vereador alegou que as irregularidades encontradas não comprometiam a análise das contas e juntou ao recurso documentos saneadores das irregularidades, os quais não foram apresentados na primeira instância.

 

O juiz membro Pedro Francisco da Silva, relator do recurso, aponta que os documentos saneadores das irregularidades, juntados somente na fase recursal, não podem ser analisados pelo Tribunal. “A norma determina que a apresentação de esclarecimentos e documentos pelo candidato deve ser realizada antes da sentença de primeira instância. Não há razões para aceitar no recurso peças que deveriam ter acompanhado a petição inicial das contas”.



Pedro Silva frisa ainda que a sentença proferida pelo Juízo da 54ª Zona Eleitoral apontou diversas irregularidades que serviram de base para a desaprovação das contas, entre elas: não apresentação de nota fiscal referente à doação estimável em dinheiro; ausência de comprovação da posse e/ou propriedade de imóvel, cedido ao candidato; e divergência de dados constantes em termo de doação e os dados constantes nos documentos pessoais da doadora.



“Com essas considerações e em harmonia com o parecer ministerial, nego provimento ao recurso eleitoral interposto pelo vereador e mantenho a sentença combatida”.