ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Agência da UE considera dois inseticidas neurotóxicos para os humanos

Data: Terça-feira, 17/12/2013 00:00
Fonte: AFP

A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) afirmou nesta terça-feira que dois inseticidas neonicotinoides - o acetamipride e o imidaclopride - podem ser neurotóxicos para os humanos e pediu uma redução do teto atual de exposição recomendado.


Esta é a primeira vez que a EFSA estabelece uma relação entre a família dos neonicotinoides - dos quais três foram proibidos na UE por riscos para as abelhas - e um risco no "desenvolvimento do sistema nervoso humano", afirma a EFSA.


Estes inseticidas "podem afetar de maneira desfavorável o desenvolvimento dos neurônios e das estruturas cerebrais associadas a funções como a aprendizagem e a memória", destaca um comunicado da Autoridade.


A EFSA propõe que "alguns níveis recomendados de exposição aceitável sejam reduzidos", à espera de estudos complementares.


Em abril, a UE proibiu por dois anos o uso de uma série de cultivos de três pesticidas desta família, incluindo o imidaclopride, já que os produtos foram considerados responsáveis pelo desaparecimento de abelhas.