ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

MT Sustentável: Fundo aprova projeto para bioma Amazônia

Data: Segunda-feira, 16/12/2013 00:00
Fonte: SEMA-MT/ MTN

O Fundo Amazônia aprovou o projeto Mato Grosso Sustentável (MT Sustentável) para o bioma Amazônia. O projeto destina-se a apoiar uma serie de ações visando à consolidação de Unidades de Conservação; fortalecimento da fiscalização e do licenciamento ambiental estadual e, a desconcentração e descentralização da gestão ambiental estadual. Os investimentos, provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por concessão de colaboração financeira não reembolsável, perfazem um total de R$ 35.015.970,00 a serem executados em três anos.


O projeto prevê a consolidação de nove Unidades de Conservação: o Parque Estadual do Tucumã, a Estação Ecológica do Rio Madeirinha, a Estação Ecológica do Rio Roosevelt, o Parque Estadual Igarapés do Juruena, o Parque Estadual do Xingu, o Parque Estadual do Araguaia, o Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco, o Parque Estadual da Serra de Santa Barbara e a Reserva Extrativista Guariba Roosevelt.


Além disso irá promover ações relacionadas ao georreferenciamento, demarcação e sinalização do perímetro das unidades de conservação estaduais; realização de diagnóstico da situação fundiária; estruturação de sete Unidades de Conservação Estaduais com infraestrutura física e instituição de núcleos estratégicos de prevenção às queimadas e combate aos incêndios florestais além de ações de educação ambiental.


As unidades regionais da Sema também serão beneficiadas. Sinop, Alta Floresta, Guarantã do Norte, Juara, Tangará da Serra e Vila Rica receberão investimentos visando o incremento e o fortalecimento das ações relacionadas à fiscalização e ao licenciamento ambiental.


Também está previsto no projeto o desenvolvimento de uma ferramenta de transparência, o Sistema de Acompanhamento de Projetos, no âmbito do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimadas de Mato Grosso, o PPCDQ-MT.