ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Quase 500 motoristas embriagados foram flagrados na Grande Cuiabá

Autuações por embriaguez ao volante superam ao ano passado. Policiais de trânsito vão intensificar fiscalização durante festas de fim de ano.

Data: Domingo, 15/12/2013 00:00
Fonte: Do G1 MT

Quase 500 motoristas foram autuados neste ano por embriaguez ao volante em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital. O número é praticamente o dobro que no ano passado. Por causa disso, agentes do Batalhão de Trânsito devem intensificar a fiscalização para combater esse tipo de crime durante as festas de final de ano e, com isso, tentar evitar acidentes. Nesse período, aumento o consumo de bebida alcoólica.


Devem ser realizadas blitzes, quando os motoristas devem passar por testes de bafômetro. O Batalhão de Trânsito possui quatro aparelhos e irá usar aparelhos descartáveis. Em Cuiabá, até outubro deste ano, 72 pessoas foram notificadas por dirigir alcoolizadas. Já no perímetro urbano das rodovias foram 406.


A major Giselle Bugalho, do Batalhão de Trânsito, quem se nega é autuado por infração gravíssima e perde pontos na carteira de habilitação. "O próprio policial pode testemunhar o crime contra o condutor que se recusou a fazer o teste", disse.


Pela Lei Seca, qualquer motorista que se recusar a fazer o teste poderá ser autuado por infração gravíssima e pagar multa de R$ 957,70 e perder 7 pontos na carteira, tendo ou não mostrado indícios de consumo de álcool. É a mesma pena dada a quem é flagrado no bafômetro com teor igual ou superior a dois decigramas de álcool por litro de sangue.


Porém, se o fiscal de trânsito não constatar embriaguez, ele poderá liberar o motorista sem autuação, ainda que ele se recuse a fazer o teste. Por outro lado, se o fiscal perceber sinais de consumo excessivo de álcool, poderá aplicar as penas administrativas.