ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Deputada critica proposta de Eder Moraes construir estátua a Buda e diz: "sinto vergonha"

Data: Sábado, 14/12/2013 00:00
Fonte: Laura Petraglia/ Olhar Direto

Foto: Reprodução

Deputada critica proposta de Eder Moraes construir estátua a Buda e diz:


A deputada estadual Luciane Bezerra (PSB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (12), para tecer duras críticas ao secretário de Articulação Institucional em Brasília, Eder de Moraes, e à pretensão dele de apresentar na próxima reunião do staff do governador Silval Barbosa (PMDB), a proposta de construção de uma estátua do Buda na região da estrada da Chapada dos Guimarães (60 km de Cuiabá), para atrair turistas japoneses na Copa.



“Gente, vamos nos preocupar com o futuro das pessoas, pois o que mais importa é o ser humano. O sentimento que eu tenho é de vergonha por ter um secretário de governo que se preocupa com essas coisas ao invés de se preocupar com o bem estar da população”, declarou a parlamentar.


De posse de reportagem veiculada no site Olhar Direto que tratou da intenção de Eder sobre a estátua, Luciane teceu duras críticas com relação às prioridades da gestão Silval Barbosa e seus secretários. Para exemplificar leu o comentário um dos internautas publicados e disse concordar integralmente com ele.



“Por Diogo, em 11/12/2013 às 16:34 - Ta "Serto"... Dificil vai ser chegar lá com a estrada do jeito que tá.. E outra, antes de Construir uma estatua, por que não arrumam os pontos turisticos ja existentes...? Salgadeira Por exemplo...? Durante a semana tem poucos estabelecimentos abertos, Até Penhasco não abre todos os dias.... Turista gosta de conforto, de ter onde ir, de ver coisas diferentes... Estátua poderia até ser, mas desde que tivesse outras prioridades prontas... (SIC)”, leu em plenário a parlamentar. 



Entenda o  caso:

Em entrevista ao Olhar Direto, o ex-secretário extraordinário da Copa de 2014 em Cuiabá, revelou que esse é um projeto antigo e que foi retomado após o sorteio da seleção de futebol do Japão para um dos jogos que serão realizados na Arena Pantanal. A intenção de Eder é agradar os nipônicos que virão para assistir ao jogo entre Japão e Colômbia no próximo ano.



"A historia do Budismo se desenvolve desde o séc. VI A.C com o nascimento de Siddhartha Gautama. A religião se desenvolveu e evoluiu a medida em que encontrou diferentes países e culturas, acentuando-se principalmente na cultura japonesa. Buda significa ‘aquele que sabe ou o desperto’, alguém que despertou do sono da ignorância e vê as coisas como elas realmente são de fato" disse Eder Moraes.



Eder acredita que a estátua gigante do Buda pode colocar Chapada dos Guimarães e Cuiabá em uma rota internacional de turismo, assim como Aparecida do Norte (SP), para os católicos, onde está localizado o Santuário de Nossa Senhora de Aparecida. 



O secretário comenta ainda que o monumento seria um ponto de encontro de todas as religiões. Eder acrescenta que a ideia inovadora tem encontrado respaldo entre os admiradores e seguidores do Budismo.



Segundo o secretário, um jornal de São Paulo, de grande circulação entre a colônia japonesa, o entrevistou e teria demonstrado total apoio a iniciativa. Outro respaldo seria pela grande colônia japonesa espalhada pelo mundo e em Mato Grosso.



“Acredito que o Japão irá trazer um número grande de turistas para Cuiabá. Acho importante que os dois governos, tanto estadual e municipal fazerem um trabalho para acolhimento destes povos. Temos tempo suficiente para fomentar o turismo e agradar os japoneses”, aconselhou Eder Moraes.