ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

MEC autoriza a implantação de mais dois cursos de medicina na UFMT

Campi de Rondonópolis e Sinop vão oferecer, no total, 100 novas vagas. A previsão da UFMT é que as aulas possam começar já no próximo ano.

Data: Sexta-feira, 13/12/2013 00:00
Fonte: Carolina Holland Do G1 MT

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) deverá oferecer o curso de medicina nos campi de Sinop e Rondonópolis, respectivamente a 503 e 2018 km de Cuiabá, no próximo ano. A autorização foi dada pelo Ministério da Educação (MEC), como parte do cumprimento da lei do programa Mais Médicos, do governo federal, que prevê a criação de 11.447 vagas para faculdades em todo o país até 2017.


A portaria do MEC, publicada no Diário Oficial da União que circula nesta quinta-feira (12), cria 60 vagas no campus de Sinop e 40 vagas no campus de Rondonópolis. Atualmente, a UFMT, que tem também campi em Cuiabá e Barra do Garças, oferece o curso de medicina somente na capital, com 80 vagas.

 

De acordo com a assessoria de imprensa da UFMT, a proposta de implantação da faculdade de medicina nessas cidades foi aprovada pelo MEC em junho de 2012. De acordo com a reitoria da instituição, no primeiro ano de curso serão usados os laboratórios e as salas já existentes nos campi.


A estrutura própria ainda está em fase de projeto e, por conta disso, a reitora Maria Lúcia Cavalli Neder avalia que o ideal é que as aulas iniciem no segundo semestre. Ainda não há prazo para que sejam feitos os pedidos de licitação de salas e laboratórios.


Conforme dados divulgados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Mato Grosso tem atualmente 1.967 médicos ativos em Cuiabá e 1.810 ativos no interior do estado. Desse total, 264 profissionais estão em Rondonópolis e 166 em Sinop.


A portaria do MEC autoriza a criação de 560 vagas em nove campi de sete universidades federais do Brasil. A maioria é para instituições federais de ensino superior dos estados do Maranhão e Minas Gerais, sendo 160 vagas em cada um.