ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Índios da etnia Arara bloqueiam ponte que liga Aripuanã a Conselvan na MT 208

Data: Terça-feira, 10/12/2013 00:00
Fonte: Redação e foto: TOP NEWS/ EDSON PRATES


Na manhã desta terça-feira (10), um grupo de índios da etnia Arara bloqueou a ponte sobre o Rio Branco na MT 208, impedindo o acesso à localidade de Conselvan, distante cerca de 80 quilômetros da sede do Município de Aripuanã.


A população indígena “Arara” reclama que não foi contemplada com ações do PPA (Plano Plurianual), para os próximos 04 anos. Eles ainda cobram da Prefeitura Municipal, a participação nos Royalties da UHE Dardanellos, investimento do ICMS ecológico nas áreas indígenas e melhorias nas estradas.


Na sexta-feira passada, representantes dos Araras já haviam ameaçado trancar a ponte que fica dentro da área indígena, caso as reivindicações não fossem atendidas.


Também na sexta-feira passada, o prefeito Ednilson Faitta, convocou coletiva de imprensa para explicar que a Prefeitura de Aripuanã está fazendo as melhorias nas estradas da área indígena, conforme ficou acordado em reunião sobre o PPA realizada com os índios.


Na ocasião, Ednilson disse ainda que se os indígenas realmente trancassem a ponte, iria solicitar ajuda ao Estado, por se tratar de Rodovia Estadual e segundo ele, não se pode tirar o direito de ir e vir das pessoas.


Durante esta semana o prefeito de Aripuanã encontra-se em Brasília, onde participa da Marcha dos Prefeitos. O encontro tem por objetivo discutir junto ao governo federal, questões que influenciam o dia-a-dia dos municípios brasileiros e, além disso, apresentar as reivindicações do movimento municipalista.