ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Escola para presos em MT muda de nome para homenagear Mandela

Escola Nova Chance passará a se chamar Nelson Mandela, segundo Seduc. Nome de ex-líder foi escolhido em alusão aos 27 anos que ele ficou preso.

Data: Segunda-feira, 09/12/2013 00:00
Fonte: Do G1 MT
Mudança foi definida em reunião entre professores, agentes prisionais e alunos (Foto: Assessoria/ Seduc-MT)
Mudança foi definida em reunião entre professores, agentes
prisionais e alunos (Foto: Assessoria/ Seduc-MT)

Para homenagear o ex-presidente sul-africano, Nelson Mandela, a Escola Estadual Nova Chance passará a ter outra denominação e levará o nome do ex-líder da África do Sul, que faleceu na semana passada aos 95 anos, vítima de uma infecção pulmonar. A unidade é destinada ao ensino de jovens e adultos que cumprem pena nas penitenciárias e cadeias de Mato Grosso. De acordo com a Secretaria Estadual de Mato Grosso (Seduc), a homenagem ficou definida em uma reunião, entre profissionais da educação, agentes do sistema penitenciária e alunos.

 

O coordenador da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Seduc), Joaquim Ventura, disse que foi feita uma consulta junto aos professores e estudantes e, entre alguns nomes analisados, o de Nelson Mandela teve a maior aprovação. Segundo ele, a denominação é uma alusão aos 27 anos que Mandela passou na prisão por lutar por desigualdade e Justiça e, depois, se tornou presidente daquele país.


Nelson Mandela (Foto: TV Globo)
Nelson Mandela morreu na semana passada
(Foto: TV Globo)

A Escola Nova Chance foi fundada em 2008, porém, começou a funcionar efetivamente no ano seguinte. Hoje conta com mais de 2,3 mil reeducandos matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Em 2012, esse número era de 1.600. Ao todo, 24 unidades do sistema prisional possuem unidades e possui mais de 90 profissionais.


À medida que os alunos cumprirem as penas e deixarem as unidades poderão pedir a transferência escolar e se matricularem em outras unidades de ensino para dar continuidade aos estudos.


Morte
Mandela ficou internado de junho a setembro deste ano para tratar de uma infecção pulmonar. Ele deixou o hospital e estava em casa no dia 5 deste mês. Ele foi considerado um dos maiores heróis da luta dos negros pela igualdade de direitos na África do Sul e foi um dos principais responsáveis pelo fim do regime racista do 'apartheid', entre 1948 e 1993.