ARIPUANÃ, Sábado, 20/04/2024 -

NOTÍCIA

Falsas notícias e até suposto aviso mediúnico atrapalham investigação de desaparecimento de piloto

Data: Domingo, 08/12/2013 00:00
Fonte: Katiana Pereira/ Olhar Direto

O delegado de Polícia Civil, Rodrigo Rufato, que investiga o desaparecimento do piloto Paulo Cesar Azoia Bertocine, 30 anos, conhecido por Paulinho Pium, declarou que falsas informações tem atrapalhado o trabalho de investigação feito pela Polícia. 



O avião que ele pilotava um Cesna 206, TC, de prefixo P-VIM, decolou na manhã de domingo (01) da cidade de Juína (a 735 quilômetros de Cuiabá) e não foi mais visto. Experiente no ramo, ele atuava na prestação de serviços como piloto do prefeito de Juara, Edson Piovesan.



Rufado declarou que a polícia está preocupada com as constantes informações mentirosas e distorcidas. "Toda informação que venha a nos ajudar é bem vinda, a mídia tem um papel positivo nisso, mas muita informação sem credibilidade tem surgido e o que me preocupa é o lado da família, porque as vezes nem tudo que se ventila é verdade e as pessoas já estão sofrendo muito com essa situação, de repente uma notícia pode gerar uma expectativa falsa e depois venham a se frustrar", declarou Rufato.

 
A primeira informação foi passada por um suposto médium no sul do país. O “vidente” dizia que o piloto estaria amarrado na região do aeroporto de Juína. Diante da informação, familiares e amigos fizeram buscas no local, inclusive a noite, mas sem êxito. 



Já no Facebook um amigo do piloto relatou que recebeu um telefonema indicando que o avião estaria em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e que Paulinho Pium, teria sido solto em uma fazenda. 



Também foi ventilado que Paulinho teria sido localizado em Cuiabá. A mãe do piloto chegou a ser informada que um empregado do proprietário do avião, Edson Piovesan, estaria a caminho da Capital para resgatar o piloto. Para tristeza de familiares também não passou de uma inverdade.



“Essas ´cogitações´ e especulações tem na verdade prejudicado as investigações da Polícia Judiciária Civil, Polícia Federal e ANAC”, esclareceu o delegado.



Ao Olhar Direto, Rufato informou ao site Olhar Direto que sete pessoas foram ouvidas até o momento, mas que, por enquanto não existem informações consistentes que ajudem a elucidar o desaparecimento do rapaz.



Possível sequestro

Há suspeitas de um possível sequestro já que o mesmo decolou do município de Juína sem realizar os devidos procedimentos de check in. A aeronave tem capacidade para cinco passageiros, mas apenas o piloto estava à bordo oficialmente, de acordo com as primeiras informações relatadas pelos familiares do rapaz.