ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Novo presidente diz ter missão de mudar imagem da Câmara de Cuiabá

úlio Pinheiro (PTB) foi eleito nesta 5ª após João Emanuel (PSD) renunciar. Operação do MPE provocou renúncia e desgastou imagem de vereadores.

Data: Sexta-feira, 06/12/2013 00:00
Fonte: Renê Dióz Do G1 MT

Eleito novo presidente da Câmara de Cuiabá, o vereador Júlio Pinheiro (PTB) declarou que suas primeiras ações à frente do Poder Legislativo serão o “enxugamento” da máquina administrativa e a recuperação da imagem dos vereadores, desgastada pelo escândalo que provocou a renúncia do presidente anterior, João Emanuel (PSD). Pinheiro afirma que o parlamento conseguiu ser produtivo no primeiro semestre e agora pretende aplacar disputas internas acirradas pelas últimas crises para retomar o controle financeiro da Câmara e fazer com que ela volte à eficiência. 


“Nós precisamos voltar a ter uma agenda positiva dentro da Câmara. Pra que você tenha qualquer agenda positiva, antes você precisa criar um clima de harmonia. É isso que eu vou buscar a partir dessa semana”, anunciou o petebista, escolhido nesta quinta-feira (5) por 15 dos 25 parlamentares da Casa. Ele adiantou que deverá chamar todos os vereadores, principalmente os que não o escolheram para a presidência, para que participem da gestão do Legislativo a partir de agora.


Pinheiro assume o comando da Câmara ao fim de um semestre marcado por ao menos duas crises. Na primeira, vereadores da base do prefeito – em sessão controversa – declararam o afastamento do presidente João Emanuel por, entre outros motivos, supostas irregularidades na composição das comissões parlamentares de inquérito (CPI), o que descambou numa disputa judicial. 

 

Nas últimas semanas, a segunda crise foi provocada pela operação “Aprendiz”, do Ministério Público Estadual (MPE), sobre indícios de fraude em processos licitatórios da Câmara.


Principal investigado, o presidente João Emanuel foi flagrado num vídeo em que supostamente negocia a fraude e admite que todos os vereadores da Casa recebem algum tipo de benefício ilícito fruto de prática de corrupção. “Ali é só artista”, ironiza Emanuel em um trecho do vídeo, disponibilizado pelo MPE.


Imagem
Gravada e divulgada, a frase lançou os vereadores num clima de constrangimento do qual Pinheiro pretende dar cabo elevando o nível de transparência do Poder Legislativo, disponibilizando a partir da próxima semana um levantamento sobre a situação do orçamento e do quadro de funcionários da Casa, que deve passar por uma reformulação com a exoneração de comissionados do setor administrativo.


A medida, primeira de Pinheiro na presidência, deverá ajudar a sanar as contas da Câmara e abrir vagas para a efetivação de servidores aprovados no último concurso público.


Ainda no sentido de retomar a produtividade e a credibilidade da Câmara, Pinheiro assegurou dar prosseguimento à CPI da CAB, que apura irregularidades na prestação de serviços contratados de saneamento básico em Cuiabá. Quanto a João Emanuel, o novo presidente afirmou que não fará concessões para o parlamentar, tratando-o como mais um dos demais vereadores.


“Eu estou há 12 anos aqui na Câmara e já vi de tudo aqui nessa casa. Não vou precipitar, não vou exterminar ninguém. Não vou proteger, mas também não vou fazer caça às bruxas”, enfatizou.